Busca avançada
Ano de início
Entree

Reparametrização de funcionais de troca - correlação baseada no teorema de potenciais de ionização de Bartlett

Processo: 16/18704-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Roberto Luiz Andrade Haiduke
Beneficiário:Roberto Luiz Andrade Haiduke
Anfitrião: Rodney J. Bartlett
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Assunto(s):Química teórica   Densidade (física)   Teoria do funcional da densidade   Energia de ionização

Resumo

A Teoria do Funcional de Densidade (TFD) fornece uma das maneiras mais eficientes de acessar a estrutura eletrônica de sistemas moleculares moderados a grandes. Entretanto, a performance da TFD está intrinsecamente relacionada ao funcional de troca-correlação escolhido. Recentemente, funcionais de troca-correlação têm sido desenvolvidos através do ajuste ao teorema de potenciais de ionização de Bartlett e esta proposta tem se mostrado especialmente vantajosa para cálculos com a TFD dependente do tempo. Assim, o objetivo deste projeto é aplicar o teorema de Bartlett na reparametrização de funcionais híbridos, com correções de longa distância e/ou duplo-híbridos, os quais serão avaliados por meio de cálculos de química quântica relativística. Ênfase especial será dedicada ao estudo de compostos de metais de transição. As propriedades principais empregadas para esta finalidade são potenciais de ionização (de autovalores orbitais e cálculos SCF) e energias de excitação eletrônica. Em seguida, os valores resultantes de outras quantidades como geometrias, momento de dipolo, frequências vibracionais, barreiras de ativação reacionais, afinidades protônicas e eletrônicas também serão analisadas. Adicionalmente, as densidades eletrônicas dadas por estes funcionais serão cuidadosamente escrutinadas para identificar o efeito da reparametrização sobre tal propriedade crucial para a TFD. Neste caso, a Teoria Quântica de Átomos em Moléculas será útil para simplificar as análises de densidade eletrônica necessárias, que serão concentradas nas características dos pontos críticos dos estados fundamental e excitados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE HAIDUKE, ROBERTO LUIZ; BARTLETT, RODNEY J. Communication: Can excitation energies be obtained from orbital energies in a correlated orbital theory?. Journal of Chemical Physics, v. 149, n. 13 OCT 7 2018. Citações Web of Science: 9.
HAIDUKE, ROBERTO LUIZ A.; BARTLETT, RODNEY J. Non-empirical exchange-correlation parameterizations based on exact conditions from correlated orbital theory. Journal of Chemical Physics, v. 148, n. 18 MAY 14 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.