Bolsa 16/08292-9 - Infância, Educação infantil - BV FAPESP
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Mas eu acabei de começar!: a reiteração e as nuances do tempo no contexto escolar

Processo: 16/08292-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Milton de Lima
Beneficiário:Susana Angelin Furlan
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Infância   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Culturas da Infância | Educação | Infancia | Ludicidade | Reiteração | Sociologia da Infância | Educação Infantil

Resumo

Este projeto de pesquisa assume como objeto de investigação a reiteração e as diversas formas de lidar com o tempo dentro da brincadeira no contexto escolar. O interesse pela temática emergiu a partir dos poucos estudos dados com ênfase nesse eixo estruturador das Culturas da Infância, mas que gera muita polêmica e contestação dentro da instituição escolar, visto que muitas vezes o tempo da criança, principalmente no brincar não é considerado, ou é sucumbido pelo tempo a ser gasto com outras atividades. Desta forma, surge o seguinte problema de pesquisa: "O tempo da criança e dos adultos ocorrem de maneira diferente, desta forma, nas atividades lúdicas dentro do contexto escolar, como os adultos se posicionam em relação ao tempo? e como as crianças lidam com esses posicionamentos?" A pesquisa de natureza qualitativa adotará a metodologia etnográfica, pois buscará entender os agentes em uma estreita relação com a realidade a ser conhecida. Utilizaremos como embasamento teórico a Sociologia da Infância e autores que dissertam sobre o tempo. Estabelece ainda como principais objetivos: Aprofundar os estudos sobre o tempo no contexto escolar e sobre a reiteração, acompanhar as atividades lúdicas que ocorrem dentro da escola, sob supervisão dos professores, visando compreender a relação com o tempo, e identificar as reações das crianças frente às atitudes dos professores. A pesquisa será realizada em uma instituição de Educação Infantil, em um município do Oeste Paulista, cuja proponente já realizava atividades de Iniciação Científica. Pretende-se obter como resultado uma base teórica que amplie os pressupostos que possam aprimorar a relação das crianças e professores no que se refere à reiteração. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FURLAN, Susana Angelin. Mas eu acabei de começar? A reiteração e as nuances do tempo no contexto escolar. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

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