Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese, caracterização e ensaios biomédicos de nanopartículas de óxido de ferro

Processo: 16/22478-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 16 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Paula Silvia Haddad Ferreira
Beneficiário:Isabelle de Souza Campos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana   Hematita   Nanopartículas metálicas   Nanopartículas magnéticas   Nanotecnologia   Citotoxicidade   Teste de biocompatibilidade

Resumo

O presente projeto é focado na síntese, caracterização e avaliação da citotoxicidade de nanopartículas metálicas de ferro (Fe). Para tanto, serão estudadas as características morfológicas, estruturais e magnéticas de nanopartículas de ferro sintetizadas através dos métodos de coprecipitação e termodecomposição. Pretende-se investigar os parâmetros de síntese, relacionando-os às características das nanopartículas (NPs) produzidas com a finalidade de melhorar sua biocompatibilidade em relação às amostras conhecidas na literatura para avaliar sua aplicabilidade em biomedicina. O objetivo desta primeira etapa é explorar os fatores que interferem na estrutura, morfologia e nas características magnéticas desta classe de compostos, uma vez que os mesmos influenciam diretamente nas propriedades destes materiais. Serão realizadas funcionalização das superfícies destas partículas com moléculas biocompatíveis como a quitosana e ancorar nestes veículos moléculas bioativas como ácido acetilsalicílico (aspirina) e ibuprofeno. As caracterizações estrutural, morfológica, magnética e a eficiência de funcionalização de ligantes na superfície das NPs serão realizadas por diferentes técnicas. A segunda etapa do projeto foca na utilização destes sistemas como veículos liberadores destes fármacos em células como fibroblastos extraídos de camundongos (3T3). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, ISABELLE; ESPINDOLA, ARIANE; CHAGAS, CAMILA; BARBOSA, EMERSON; CASTRO, CARLOS E.; MOLINA, CELSO; FONSECA, FERNANDO L. A.; HADDAD, PAULA S. Biocompatible superparamagnetic nanoparticles with ibuprofen as potential drug carriers. SN APPLIED SCIENCES, v. 2, n. 3 MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.