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Desenvolvimento da identidade e mudança da prática de ensinaraprender de professores de Matemática que fazem mestrado profissional

Processo: 16/12877-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Dario Fiorentini
Beneficiário:Ana Leticia Losano
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Identidade profissional   Mestrado profissional   Ensino e aprendizagem   Ensino de matemática   Pesquisa qualitativa   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores de matemática | Identidade profissional | Mestrados Profissionais | Mudanças nas práticas de ensinaraprender | Pesquisa Qualitativa | Formação de professores de Matemática

Resumo

O presente projeto situa-se no campo da formação de professores de Matemática e focaliza-se em um espaço formativo particular: os mestrados profissionais. Na atualidade, os mestrados profissionais constituem uma importante e variada possibilidade formativa e de desenvolvimento profissional para os professores em geral e para professor de Matemática, em particular. A pesquisa considera que a produção de mudanças nas práticas dos professores a partir da participação em espaços formativos é um processo complexo e não linear que geralmente envolve o desenvolvimento de novas formas de ser/estar na profissão docente. Desde essa perspectiva o projeto visa analisar as contribuições da participação em um mestrado profissional para o desenvolvimento da identidade profissional e para a produção de mudanças nas práticas de ensinaraprender de professores de Matemática. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa dentro do paradigma interpretativo e organizar-se-á em três fases. A primeira fase visa descrever em profundidade quatro programas de mestrado profissional do estado de São Paulo, levando em consideração suas diferentes estruturas curriculares, metas e objetivos assim como também desenvolver uma análise geral das experiências dos egressos dentro de cada mestrado profissional. A segunda fase estará centrada no desenvolvimento de quatro estudos de caso focados nas experiências de professores de Matemática que participaram de diferentes programas de mestrado profissional. A terceira fase visa formular um conjunto de hipóteses de trabalho relativas aos modos em que diferentes formas de organização dos programas de mestrado profissional e as diversas atividades desenvolvidas dentro deles podem contribuir ao desenvolvimento da identidade dos professores e à produção de mudanças em suas práticas de ensinaraprender Matemática na escola. (AU)

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(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

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