Bolsa 16/20219-5 - Visão computacional, Veículos autônomos - BV FAPESP
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Detecção e reconhecimento de placas regulamentadoras de trânsito utilizando visão computacional

Processo: 16/20219-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2020
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Fernando Santos Osório
Beneficiário:Felipe Silva Rangel dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Visão computacional   Veículos autônomos   Robótica   Aprendizado computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizado de máquinas | Veículos autônomos | Visão Computacional | Robótica

Resumo

A robótica móvel é uma área de pesquisa multidisciplinar e relativamente recente, cujo maior desafio é o desenvolvimento de robôs móveis autônomos. Eles precisam entender o ambiente, processar esses estímulos para tomar decisões e assim interagir com o meio. A navegação autônoma é um problema fundamental da robótica móvel e apesar de ser, há décadas, alvo de pesquisas na área, ainda apresenta grande potencial a ser explorado para pesquisa científica. O CaRINA 2, veículo autônomo inteligente em desenvolvimento no LRM (Laboratório de Robótica Móvel ICMC/USP), pode ser totalmente controlado por computador e tem um sistema de navegação em funcionamento, e é constantemente utilizado para testes de algoritmos e novas abordagens pelos pesquisadores do laboratório. Tendo isso em mente, esse plano de pesquisa propõe o desenvolvimento de um sistema para detecção e classificação de placas regulamentadoras de trânsito. A relevância é devida à necessidade dessa tarefa para a navegação, pois é necessário ter informações como: quando parar e qual a velocidade máxima permitida como pré-requisito para cumprir outras tarefas. Além disso, com esse sistema o carro poderá se adequar às mais diversas situações e imprevistos, ao mesmo tempo em que se respeita as leis de trânsito do país e aperfeiçoa as decisões, no sentido de nem exceder a velocidade nem ir a uma velocidade muito menor por desconhecimento, por exemplo. Mantendo também a segurança e assim exercer de maneira eficaz os objetivos de um veículo autônomo, que é de diminuir acidentes e aumentar o fluxo de trânsito. (AU)

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