Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da suplementação de probióticos na modulação da microbiota oral e por consequência nas infecções do trato respiratório superior em corredores de longa distância.

Processo: 16/10561-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:José Cesar Rosa Neto
Beneficiário:Helena Angélica Pereira Batatinha
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/09520-3 - Exercício agudo como uma ferramenta para aumentar a segurança e a eficiência de infusão de linfócitos do doador após o transplante alogênico de medula óssea, BE.EP.DR
Assunto(s):Microbiota   Imunometabolismo   Probióticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:exercício extenuante | Infecções to trato respiratório superior | Microbiota | probioticos | Imunometabolismo

Resumo

Atletas de provas de longa duração apresentam maior susceptibilidade ao desenvolvimento das infecções do trato respiratório superior (ITRS) por apresentarem um sistema imunológico fragilizado. O trato aéreo superior é cheio de bactérias que convivem de maneira simbiótica com o nosso organismo. Essa conjunção se estende da boca até o ânus, dando origem ao que chamamos de microbiota. O exercício físico parece ser um importante modulador da microbiota atuando na sua interação com o SI e a homeostase energética. É possível que nos casos de ITRS a microbiota esteja alterada, e que o exercício prolongado de alta intensidade module negativamente esse ambiente aumentando ainda mais a incidência dessas infecções. Outra vertente que ganha força é a suplementação de probióticos a fim de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. Contudo são escassos estudos sobre o efeito da suplementação de probióticos na microbiota oral e sua relação com o desenvolvimento da ITRS. Portanto o objetivo deste estudo é investigar se há alterações na microbiota oral de corredores de longa distância e se a suplementação de probióticos seria capaz de manter a microbiota saudável e diminuir a incidência de infecções do trato respiratório superior. Serão recrutados corredores de longa distância, homens de 29 a 45 anos, os quais participarão de uma prova de maratona nos momentos: sem suplementação, após 7 dias de suplementação com probióticos e após 30 dias de suplementação com probióticos. Serão coletadas amostras de saliva e sangue para análise da microbiota oral (extração de DNA bacterial e ensaio DGGE) e dos parâmetros imunometabólicos (citocinas pro e anti-inflamatórias, insulinemia, perfil lipídico). Além disso, uma cultura de linfócitos será desempenhada explorando a função celular os mecanismos intracelulares. Espera-se que os corredores apresentem alteração na microbiota e que a suplementação com probióticos reverta esse quadro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA BATATINHA, HELENA ANGELICA; DINIZ, TIEGO APARECIDO; DE SOUZA TEIXEIRA, ALEXANDRE ABILIO; KRUEGER, KARSTEN; ROSA-NETO, JOSE CESAR. Regulation of autophagy as a therapy for immunosenescence-driven cancer and neurodegenerative diseases: The role of exercise. Journal of Cellular Physiology, v. 234, n. 9, p. 14883-14895, . (16/10561-8, 16/01409-8)
BATATINHA, HELENA; TAVARES-SILVA, EDGAR; LEITE, GEOVANA S. F.; RESENDE, AYANE S.; ALBUQUERQUE, JOSE A. T.; ARSLANIAN, CHRISTINA; FOCK, RICARDO A.; LANCHA, JR., ANTONIO H.; LIRA, FABIO S.; KRUEGER, KARSTEN; et al. Probiotic supplementation in marathonists and its impact on lymphocyte population and function after a marathon: a randomized placebo-controlled double-blind study. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1, . (19/09854-9, 16/10561-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATATINHA, Helena Angélica Pereira. Efeitos da suplementação de probióticos na modulação das células dos sistema imunológico e por consequência nas infecções do trato respiratório superior em corredores de longa distância.. 2021. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.