Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação de tempos de vida finitos de ânions transientes em simulações de dinâmica semiclássica

Processo: 16/21880-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Pinheiro Lima
Beneficiário:Fábris Kossoski
Supervisor no Exterior: Mario Cesar Barbatti
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Aix-Marseille Université (AMU), França  
Vinculado à bolsa:15/23792-5 - Dinâmica semiclássica não-adiabática de ânions transientes, BP.PD
Assunto(s):Espalhamento de elétrons   Captura eletrônica   Processos físico-químicos

Resumo

A dinâmica vibracional de moléculas induzida pela captura de elétrons geralmente dá origem a ricos processos físico-químicos, por meio de estados transientes do ânion. Descrições teóricas usuais da dinâmica desses ânions ressonantes ainda estão limitadas a moléculas muito pequenas ou a modelos muito simplificados. Recentemente, nós propomos uma nova abordagem para o problema, baseada na propagação clássica dos núcleos em superfícies de energia potencial calculadas on-the-fly, enquanto efeitos não-adiabáticos são tratados com a técnica surface hopping, e a probabilidade de autoionização é incluída através de um modelo que requer o cálculo das energias das ressonâncias. Esse projeto compreende a fase de implementação computacional de nossa estratégia no código Newton-X. A metodologia será inicialmente aplicada para superfícies de energia potencial modelos, para as quais os resultados poderão ser comparados com soluções numericamente exatas obtidas por meio da propagação do pacote de onda nuclear. Nós devemos considerar um conjunto de modelos representativos, variando a dimensionalidade, o número de estados e a intensidade dos acoplamentos não-adiabáticos. Uma vez que o processo de autoionização do elétron pode ser descrito deterministicamente ou estocasticamente, nós devemos avaliar em quais classes de aplicações cada esquema tende a apresentar melhor desempenho computacional. A comparação entre os resultados das dinâmicas semiclássica e quântica servirá de diretriz para uma implementação robusta e eficiente, e irá em última análise demonstrar as vantagens e limitações da abordagem proposta para a descrição de ânions transientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOSSOSKI, F.; VARELLA, M. T. DO N.; BARBATTI, M. On-the-fly dynamics simulations of transient anions. Journal of Chemical Physics, v. 151, n. 22 DEC 14 2019. Citações Web of Science: 1.
KOSSOSKI, FABRIS; BARBATTI, MARIO. Nuclear Ensemble Approach with Importance Sampling. JOURNAL OF CHEMICAL THEORY AND COMPUTATION, v. 14, n. 6, p. 3173-3183, JUN 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.