Busca avançada
Ano de início
Entree

AVANÇOS NA PRODUÇÃO E FORMULAÇÃO DE BLASTOSPOROS DE Metarhizium E TRANSCRIPTOMA DA FASE DE CRESCIMENTO LEVIDURIFORME

Processo: 16/20610-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 04 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Italo Delalibera Júnior
Beneficiário:Natasha Sant Anna Iwanicki
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/04870-0 - Análise de dados de transcriptoma de M. anisopliae e M. rileyi durante crescimento leveduriforme e filamentoso (blastosporos vs hifa) em meio de cultura, BE.EP.DR
Assunto(s):Metarhizium   Análise de sequência de RNA   Mahanarva fimbriolata

Resumo

O Brasil é o maior mercado consumidor de pesticidas químicos no mundo. Além dos problemas ambientais gerados pelo uso indiscriminado de pesticidas químicos, esta é uma questão estratégica para o país já que dos 280 ativos que estão no mercado, menos de 30 são produzidos em solo nacional. Não existem bioinseticidas comerciais à base de blastosporos fúngicos no Brasil, sendo que as biofábricas que produzem esses agentes de biocontrole produzem e comercializam conídios aéreos usando o método de fermentação sólida com grãos de cereais, especialmente o arroz. Blastosporos são células leveduriformes, de característica hidrofílica, produzidos na hemolinfa de artrópodes durante a infecção, ou em meio de cultura sob condições apropriadas. Embora a função dos blastosporos no ciclo de vida do fungo seja a dispersão dentro do corpo do inseto, estas estruturas são altamente infectivas via cutícula para algumas espécies de fungos, como por exemplo, M. anisopliae e M. brunneum. É possível produzir grandes quantidades de blastosporos por fermentação líquida num curto intervalo de tempo (< 4 dias), em pequeno espaço físico e com baixa dependência de mão-de-obra em relação ao método de fermentação sólida, com qualidade padronizada semelhante à forma que se faz com leveduras. Os genes responsáveis e os fatores potencialmente indutores do crescimento metacíclico leveduriforme ainda não são conhecidos e serão investigados neste projeto através do estudo do transcriptoma. A comparação desses genes em relação àqueles expressos somente durante o crescimento filamentoso com genes expressos em leveduras poderá resultar em melhorias do sistema de produção e preparação para o stress da secagem e armazenamento desses fungos. Recentemente descobrimos que blastosporos produzidos em meio com alta osmolaridade embora sejam menores, são mais virulentos às pragas do que blastosporos produzidos sob baixo stress osmótico e do que os conídios. No presente projeto, propomos estudar estratégias de produção e formulação de blastosporos de Metarhizium com bioatividade contra cigarrinha-das-raizes, Mahanarva fimbriolata, e contra o carrapato do boi, Riphicephalus microplus. Metarhizium anisopliae é o fungo entomopatogênico mais utilizado no país, especialmente para o controle de cigarrinhas em cana-de-açúcar. Por outro lado, o carrapato do boi causa danos econômicos da ordem de dois bilhões de dólares no Brasil e não existem opções biológicas de controle. O carrapato-do-boi e a cigarrinha-das-raízes compartilham do mesmo habitat que são as pastagens e poderiam ser controlados simultaneamente com M. anisopliae. Recentemente, quatro novas espécies de Metarhzium foram identificadas no Brasil e ainda não descritas. Isolados de algumas destas espécies apresentam grande potencial e foram selecionados para também serem prospectadas quanto à produção em meio líquido e bioatividade contra as pragas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IWANICKI, NATASHA SANT'ANNA; MASCARIN, GABRIEL MOURA; MORENO, SARA GIRO; EILENBERG, JORGEN; DELALIBERA, JR., ITALO. Development of novel spray-dried and air-dried formulations of Metarhizium robertsii blastospores and their virulence against Dalbulus maidis. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 105, n. 20 SEP 2021. Citações Web of Science: 0.
IWANICKI, NATASHA ST'ANNA; MASCARIN, GABRIEL MOURA; MORENO, SARA GIRO; EILENBERG, JORGEN; DELALIBERA JUNIOR, ITALO. Growth kinetic and nitrogen source optimization for liquid culture fermentation of Metarhizium robertsii blastospores and bioefficacy against the corn leafhopper Dalbulus maidis. WORLD JOURNAL OF MICROBIOLOGY & BIOTECHNOLOGY, v. 36, n. 5 APR 28 2020. Citações Web of Science: 0.
IWANICKI, NATASHA SANT'ANNA; FERREIRA, BRUNA DE OLIVEIRA; MASCARIN, GABRIEL MOURA; DELALIBERA JUNIOR, ITALO. Modified Adamek's medium renders high yields of Metarhizium robertsii blastospores that are desiccation tolerant and infective to cattle-tick larvae. FUNGAL BIOLOGY, v. 122, n. 9, p. 883-890, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Avanços na produção e formulação de blastosporos de Metarhizium e estudos do transcriptoma da fase de crescimento leveduriforme e filamentosa. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.