Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização química e biológica de análogos de 2-fenilquinazolinas-4-substituídas como novos inibidores atípicos do transporte e recaptação da dopamina (DAT)

Processo: 16/10149-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de março de 2017
Vigência (Término): 09 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Eduardo Rene Perez Gonzalez
Beneficiário:Eduardo Rene Perez Gonzalez
Anfitrião: Gert Lubec
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Vienna, Áustria  
Assunto(s):Dopamina

Resumo

Dopamina (DA) foi identificada como um neurotransmissor no cérebro há cerca de 50 anos e tem sido objeto de um número extraordinário de pesquisas e publicações. Devido à descoberta precoce de uma forte correlação entre a depleção da DA striatal e o déficit motor observados na doença de Parkinson (PD), a participação da DA no controle de movimento há muito tempo tem sido enfatizada. A descoberta do papel da DA nos componentes da ação motora começou uma longa série de experiências e investigações clínicas, que estão ainda em andamento, levando ao desenvolvimento da terapia de L - DOPA e, mais tarde, para outros tipos de medicamentos buscando melhorar os sintomas dos pacientes. O tema proposto para o pós-doutorado oferece a possibilidade de sintetizar sistemas heterocíclicos que têm atividade contra doenças neurodegenerativas, do tipo Alzheimer, no tratamento da esquizofrenia e autismo, bem como para a melhoria do processo cognitivo e, também, como antitumoral. Essa classe de moléculas pode encontrar uso no tratamento de alcoolismo e dependência de cocaína e anfetaminas. Possível mecanismo concomitante de inibição dos canais de íon potássio Kv3.1 será investigado para os derivados de sulfonamida-quinazolina e sulfonamida-fluoxetina, sintetizados durante a presente pesquisa. Os compostos sintetizados no presente trabalho serão totalmente caracterizados por analises espectroscópicas e espectrométricas e estudados biologicamente in vitro e in vivo usando os métodos descritos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KALABA, PREDRAG; AHER, NILIMA Y.; ILIC, MARIJA; DRAGACEVIC, VLADIMIR; WIEDER, MARCUS; MIKLOSI, ANDRAS G.; ZEHL, MARTIN; WACKERLIG, JUDITH; ROLLER, ALEXANDER; BERYOZKINA, TETYANA; RADOMAN, BOJANA; SAROJA, SIVAPRAKASAM R.; LINDNER, WOLFGANG; GONZALEZ, EDUARDO PEREZ; BAKULEV, VASILIY; LEBAN, JOHANN JAKOB; SITTE, HARALD H.; URBAN, ERNST; LANGER, THIERRY; LUBEC, GERT. Heterocyclic Analogues of Modafinil as Novel, Atypical Dopamine Transporter Inhibitors. Journal of Medicinal Chemistry, v. 60, n. 22, p. 9330-9348, NOV 23 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.