Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição e densidade de veados do gênero Mazama na Mata Atlântica

Processo: 15/25742-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Márcio Leite de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/07014-8 - O uso de topotipos atuais para produção de genótipos e citótipos na revisão taxonômica do gênero Mazama: a base para a conservação das espécies, AP.TEM
Assunto(s):Mata Atlântica

Resumo

As distribuições geográficas das espécies do gênero Mazama que ocorrem na Mata Atlântica são baseadas em poucos registros históricos, sendo constituídas de associações gerais desses registros às distribuições das fitofisionomias existentes. Quanto à densidade, os estudos existentes possuem baixa precisão e acurácia desconhecida. Assim, faz-se necessário prospectar os remanescentes da Mata Atlântica em busca da ocorrência das espécies de cervídeos e para estimar suas densidades. A determinação da densidade e da distribuição tem-se mostrado bastante difícil para as espécies do gênero Mazama, dada a elusividade que impede visualizações e capturas. Assim, serão usadas metodologias baseadas na coleta de amostras fecais em unidades de conservação com cães farejadores, extração do DNA e posterior identificação através de PCR/RFLP para se obter registros de ocorrências e estimativas populacionais. Esses dados de ocorrência aliados ao cálculo da densidade através da contagem de pilhas fecais (FSC - Fecal Standing Crop), servirão para: i) modelar o nicho e a distribuição das espécies encontradas através do algoritmo de máxima entropia; ii) estimar a abundância nesses remanescentes e testar a influência de fatores ambientais e antrópicos na densidade através da análise de Modelos lineares generalizados mistos; iii) fazer inferências sobre sua história evolutiva; e iv) balizar questões conservacionistas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MARCIO LEITE; ZARATE DO COUTO, HILTON THADEU; BARBANTI DUARTE, JOSE MAURICIO. Distribution of the elusive and threatened Brazilian dwarf brocket deer refined by non-invasive genetic sampling and distribution modelling. EUROPEAN JOURNAL OF WILDLIFE RESEARCH, v. 65, n. 2 APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.