Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de técnicas fuzzy para a decisão em grupo aplicadas à seleção e avaliação de fornecedores

Processo: 16/18807-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti
Beneficiário:Lucas Daniel Del Rosso Calache
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/15138-9 - Técnicas de tomada de decisão em grupo aplicadas a avaliação da cadeia de suprimentos, BE.EP.MS
Assunto(s):Indústria têxtil

Resumo

Diversas são as técnicas multicritérios utilizadas para a avaliação e seleção de fornecedores, porém as técnicas baseadas em lógica Fuzzy tem sido as mais utilizadas, devido a sua capacidade de modelar as incertezas das avaliações dos tomadores de decisão. Entretanto, apesar de aplicadas para a tomada de decisão em grupo, poucas são de fato adequadas para a decisão em grupo. Este projeto de mestrado tem como objetivo estudar e comparar técnicas baseadas na teoria fuzzy para tomadas de decisão em grupo e aplicadas à seleção e avaliação de fornecedores. A proposta limita o estudo às técnicas hesitant fuzzy e intuitionistic fuzzy e suas variações. Este projeto propõe também o desenvolvimento de uma aplicação dessas técnicas para avaliação de fornecedores em uma indústria de fiação têxtil, setor de grande importância para a economia brasileira, responsável pela geração de diversos empregos. Este projeto se insere em um projeto maior submetido à FAPESP pelo orientador doo candidato (em análise, processo 2016/14618-4). O desenvolvimento da pesquisa inclui quatro fases: revisão sistemática de literatura; modelagem computacional; aplicação das técnicas implementadas e análise dos resultados, incluindo análise comparativa entre as técnicas. Os resultados serão analisados quanto à adequação para decisão em grupo, interação com o usuário e complexidade computacional. Espera-se alcançar uma melhor compreensão sobre as melhores práticas de gestão e desenvolvimento de fornecedores utilizando técnicas multicritério de decisão em grupo dentro de uma cadeia de suprimentos têxtil, assim como, oportunidades para melhorias. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALACHE, Lucas Daniel Del Rosso. Comparação de técnicas fuzzy para a decisão em grupo aplicadas à seleção de fornecedores. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.