Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular e ocorrência de compostos orgânicos na fase gasosa e particulada do material atmosférico coletado no Pólo Petroquímico de Capuava (SP)

Processo: 16/23339-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Pérola de Castro Vasconcellos
Beneficiário:Sofia Ellen da Silva Caumo
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/21728-2 - Uso de modernas técnicas de autópsia na investigação de doenças humanas (MODAU), AP.TEM
Assunto(s):Química atmosférica   Compostos orgânicos   Poluentes industriais   Qualidade do ar   Polo petroquímico   Capuava (SP)

Resumo

O aumento do poder de compra dos brasileiros através de incentivos fiscais do governo federal ocasionou crescimento no número de veículos em São Paulo. Tal crescimento demanda uma maior produção de produtos petroquímicos, que emitem muitos compostos orgânicos responsáveis pelo alto nível de poluentes no ar. Compostos das classes do hidrocarbonetos policíclicos aromáticos foram encontrados em quantidades apreciáveis em material particulado coletado em túneis e áreas urbanas de São Paulo. A variabilidade da matriz de combustíveis utilizada no Brasil é bastante diversificada, o que dificulta a identificação de compostos emitidos majoritariamente por combustíveis fósseis. Já os hopanos são estudados majoritariamente em sedimentos e amostras de petróleo, estudos em amostras atmosféricas são poucos. O estudo dos compostos orgânicos voláteis em amostras atmosféricas também é pouco realizado no Brasil. Neste projeto pretende-se estudar a química atmosférica dos HPA, dos nitros e oxi-HPA, além de hopanos e COV na atmosfera do entorno do Polo Petroquímico de Capuava. Este trabalho terá um papel pioneiro e será de grande importância no estudo da qualidade do ar da região e da formação e emissão desses compostos para atmosfera. Será interessante encontrar marcadores orgânicos para a queima de combustíveis oriundos do petróleo, como gasolina e diesel e de compostos emitidos na obtenção de matéria-prima industrial. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.