Busca avançada
Ano de início
Entree

Destino ambiental fotoquímico e degradação de antibióticos por meio do sistema combinado biorreator com membranas e ozonização

Processo: 16/03695-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Silva Costa Teixeira
Beneficiário:Arlen Mabel Lastre Acosta
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50218-2 - CEPEMA - Centro Cooperativo em Engenharia Ambiental, AP.TEM
Assunto(s):Espécies de oxigênio reativas   Ozonização   Sulfadiazina

Resumo

A presença de antibióticos no ambiente aquático tem causado crescente preocupação mundial. Além dos relatos de resistência de bactérias a antibióticos, essa classe de fármacos também pode causar efeitos tóxicos e atuar como perturbadores endócrinos em diversos organismos vivos. Dentre os antibióticos comumente usados destacam-se as sulfonamidas e as fluroquinolonas. As sulfonamidas foram detectadas em águas subterrâneas e superficiais em concentrações entre 0,07-0,15 ¼g L-1 (Wei et al., 2011). Por sua vez, concentrações surpreendentemente elevadas de fluroquinolonas como ciprofloxacino (6,5 mg L-1), cetirizina (1,2 mg L-1), norfloxacino (0,52 mg L-1) e enoxacina (0,16 mg L-1), associadas à produção farmacêutica, foram detectadas em lagos na Índia (Fick et al., 2009). Nesse caso, os processos convencionais de tratamento de águas são apontados como pouco eficientes para remoção de antibióticos. Por outro lado, ainda pouco se conhece sobre a degradação fotoinduzida de fármacos no ambiente. Nesse contexto, este projeto de pesquisa objetiva: (i) Investigar o destino ambiental fotoquímico dos antibióticos sulfadiazina e enoxacina em águas superficiais, como resultado de reações fotoquímicas sob luz solar e ação de espécies reativas intermediárias; e (ii) Estudar os processos de ozonização e ozonização combinada a biorreator com membranas (MBR-O3) para degradação desses antibióticos em matrizes aquosas de interesse industrial; nesse último caso, serão avaliadas membranas poliméricas modificadas com nanopartículas de argila. Ressalta-se que são muito escassos na literatura trabalhos voltados para essas duas frentes de estudo. Dessa forma, este projeto pretende trazer contribuições científicas e tecnológicas originais em um contexto em que cresce a preocupação com o tratamento de águas residuais para fins de reúso. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LASTRE-ACOSTA, ARLEN MABEL; BARBERATO, BRUNA; SILVA PARIZI, MARCELA PRADO; SILVA COSTA TEIXEIRA, ANTONIO CARLOS. Direct and indirect photolysis of the antibiotic enoxacin: kinetics of oxidation by reactive photo-induced species and simulations. Environmental Science and Pollution Research, v. 26, n. 5, p. 4337-4347, FEB 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.