Busca avançada
Ano de início
Entree

O último Stanislavski em ação: tradução e análise das experiências do estúdio de opera e arte dramática (1935 - 1938)

Processo: 16/14345-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Elena Vássina
Beneficiário:Diego Fernandes Garcia Moschkovich
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/13050-7 - O ÚLTIMO STANISLÁVSKI EM AÇÃO: Tradução e análise das experiências do Estúdio de Ópera e Arte Dramática (1935 - 1938), BE.EP.MS
Assunto(s):Teoria teatral   Tradução

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é estudar e analisar o período conhecido como "o último Stanislávski", período em que o diretor russo dirigiu, na casa onde morava, o Estúdio de Ópera e Arte Dramática (1935 - 1938), a partir da seleção e tradução de material inédito em português. Em 1935, um decreto governamental designava a criação, na casa de Stanislávski, de um Estúdio de Ópera e Arte Dramática, constituído por mais de 50 professores e quase o dobro de alunos, dirigido pelo próprio mestre. Aqui, o trabalho de Stanislávski assume um caráter completamente inovador e experimental, focando-se na revisão e síntese de toda a experiência teatral acumulada ao longo de toda sua vida (1863 - 1938). Entre algumas das inovações propostas por Stanislávski durante o período do Estúdio está a "nova ordem de ensaios", da qual faziam parte Análise da peça e do papel pela ação (Análise-ativa) e pelo Método das Ações Físicas. Apesar de haver uma quantidade enorme de material sobre o assunto em russo (transcrições de aulas, esboços de artigos do próprio Stanislávski), o material disponível em português sobre este período é ainda escasso. Sabemos sobre o trabalho do Estúdio de Ópera e Arte Dramática apenas através de uma quantidade reduzida de traduções das obras de seus discípulos. Ainda assim, a quantidade de escritos que permanece inédita nos arquivos do Teatro de Arte de Moscou é grande. No Brasil há um crescente interesse de pesquisadores brasileiros sobre a obra de Stanislávski, mas o período que esta persquisa pretende abordar ainda não foi explorado. Dessa forma, este projeto pretende contribuir para a divulgação dos escritos de Stanislávski em português, através da tradução direta do russo de material inédito selecionado sobre as aulas de interpretação de Stanislávski no Estúdio de Ópera e Arte Dramática. A partir deste trabalho é nosso objetivo, ainda, analisar e entender os conceitos fundamentais que dirigiam os trabalhos do mestre russo então. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOSCHKOVICH, DIEGO. Approaching Stanislavski's work at the Opera-Dramatic Studio: part 2. STANISLAVSKI STUDIES, OCT 2020. Citações Web of Science: 0.
MOSCHKOVICH, DIEGO. Approaching Stanislavski's work at the Opera-Dramatic Studio. Part 1.. STANISLAVSKI STUDIES, APR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.