Busca avançada
Ano de início
Entree

Cartografias da experiência: estudos sobre a construção poética

Processo: 16/06999-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 20 de março de 2017
Vigência (Término): 19 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Joedy Luciana Barros Marins Bamonte
Beneficiário:Joedy Luciana Barros Marins Bamonte
Anfitrião: Joao Paulo Gomes de Araujo Queiroz
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Arte contemporânea   Processo de criação   Crítica genética   Artes visuais

Resumo

O projeto de pesquisa intenciona investigar a prática artística dentro da instituição acadêmica, especificando-se as relações entre a construção poética do artista/docente e a compreensão do ato criador no contexto da própria autora, tomando-se como aporte teórico principal a crítica genética. O trabalho é proposto para ser desenvolvido na cidade de Lisboa, ao aproximar pesquisas desenvolvidas no CIEBA - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa e no grAVA - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Audiovisual (FAAC/UNESP), no sentido de promover a troca de experiências sobre o processo criativo nas artes visuais.Pretende-se associar a metodologia de trabalho da docente a sua produção artística. Na abordagem teórico-prática, objetiva-se aprofundar e organizar reflexões sobre o fazer e o orientar/compreender o fazer, tendo na cidade portuguesa o mote para as investigações, em um contexto no qual a poética também será desperta como uma cartografia de experiências.O objeto de estudo tem como finalidade a averiguação de métodos de pesquisa, alimentada no trânsito continuum entre experimentação e questionamento, conteúdos que abarcam não somente a vivência como artista e pesquisadora, como um alcance pleno do fazer artístico do qual também faz parte a experiência como docente.