Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de hidrogéis baseados em poliuréias para aplicação como biomateriais

Processo: 16/16804-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Eduardo Ferreira Molina
Beneficiário:Vinicius Henrique Bonattini
Instituição-sede: Reitoria. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Biomateriais   Processo sol-gel   Hidrogéis   Físico-química   Teste de biocompatibilidade

Resumo

Poliuréias, são uma classe de polímeros elastoméricos que são muito semelhantes aos poliuretanos, pois a uréia é muitas vezes formada durante a produção do uretano. As poliuréias são formadas da reação entre poliisocianatos e grupamentos amina. A proporção entre as duas fases determinar as propriedades físicas e químicas. A associação das características dos isocianatos com os compostos orgânicos, como poliéters, pode levar a obtenção de materiais com propriedades únicas, como alta resistência mecânica, transparência e flexibilidade. Além disso, o processo usado na fabricação desses materiais permite preparar com facilidade corpos e filmes transparentes de formato e espessuras variadas, sem alterar a biocompatibilidade inerente aos poliéters. Este projeto tem como objetivo a síntese e caracterização de hidrogéis baseados em poliuréia e isocianato para possível aplicação como biomateriais e carreadores de fármacos. Será empregado o poliéter a base de polietilenooxido (PEO) de massa molecular MM= 1900 g mol-1 e poliisocianatos. A primeira etapa do projeto, tem como objetivo compreender os possíveis tipos de interações entre as duas fases, a fim de obter um material biocompatível e de aplicação comercial. Para isso, técnicas como difração de raios X (DRX), análise térmica (TG), espectroscopia de absorção na região do infravermelho (FTIR) serão utilizadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONATTINI, VINICIUS H.; PAULA, LUCAS A. L.; JESUS, NATANA A. M.; CRISPIM, DENISE; NICOLELLA, HELOIZA D.; MAGALHAES, LIZANDRA GUIDI; MOLINA, EDUARDO F. One-step formation of polyurea gel as a multifunctional approach for biological and environmental applications. Polymer International, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.