Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia do desbalanço redox induzidos por radiação UVA e visível em fibroblastos XPC e em melanócitos

Processo: 16/13433-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Mauricio da Silva Baptista
Beneficiário:Jan Caspar Schlothauer
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oxirredução

Resumo

A proteção da pele humana contra a exposição solar é uma questão complexa que envolve aspectos ambivalentes da interação da luz com os tecidos. Tanto a radiação UVA quanto a visível provoca desequilíbrio redox, que leva a danos em organelas e a DNA mitocondrial e genômica. Nem os cromóforos envolvidos na absorção de luz nestas faixas de comprimento de onda nem os intermediários reativos gerados são bem conhecidos. Neste projeto usaremos modelos celulares com cromóforos naturais super-expressos ou miméticos destes que serão internalizados por endocitose em conjunto com equipamentos de microscopia/espectroscopia resolvida no tempo para identificar a localização intracelular dos cromóforos e os intermediários que são gerados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, GUSTAVO THALMER M.; THOMAS, SUMA S.; SILVA, CASSIO PACHECO; SCHLOTHAUER, JAN C.; BAPTISTA, MAURICIO S.; FREITAS, ADILSON A.; BOHNE, CORNELIA; QUINA, FRANK H. Triplet Excited States and Singlet Oxygen Production by Analogs of Red Wine Pyranoanthocyanins. Photochemistry and Photobiology, v. 95, n. 1, p. 176-182, JAN 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.