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Bibliotecas escolares e públicas: uma rede de cooperação e partilha de recursos em favor da formação de novos leitores em Ribeirão Preto-SP

Processo: 16/10902-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Claudio Marcondes de Castro Filho
Beneficiário:Everton da Silva Camillo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de leitores   Rede de bibliotecas   Biblioteca escolar   Bibliotecas públicas   Políticas públicas   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Escolar | Biblioteca Pública | Formação de leitores | Rede de bibliotecas | Biblioteca escolar. Biblioteca pública.

Resumo

Evidencia as bibliotecas escolares e públicas como instituições importantes à sociedade e passíveis de agirem conjuntamente, prezando por transformação nos âmbitos cultural, educacional, social, político e humano. Nesse contexto, discorre sobre os benefícios que são gerados à comunidade escolar quando os objetivos da Biblioteca Escolar, de acordo com as Diretrizes da IFLA/Unesco para biblioteca escolar, são alinhados às funções e objetivos da Biblioteca Pública. Propõe um parecer diagnóstico das bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto - SP mediante aplicação de parâmetros que revelam cada uma dessas unidades em seu estado atual e totalidade - missão e política, recursos, pessoal, programas e atividades e promoção da biblioteca e aprendizagem. Aplica-se os mesmos parâmetros às bibliotecas públicas no intento de igualmente revelar a condição integral dessas unidades no mesmo município. Resulta na proposição de criação de uma política pública que garanta a existência e manutenção de uma rede de cooperação e partilha de recursos que ocorram no núcleo de ambas as tipologias bibliotecárias aqui representadas - bibliotecas escolares e bibliotecas públicas -, mantendo foco constante no propósito final que se desenvolve em torno da formação de novos leitores a partir de atividades conjuntas a serem acordadas que privilegiem a leitura, apropriação e uso da informação. (AU)

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