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O sentir tecnológico: um estudo sobre comunicação em rede e fruição estética em contextos digitais

Processo: 16/03588-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Massimo Di Felice
Beneficiário:Eli Borges Júnior
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/06565-3 - A sobrevivência da reflexão de Aby Warburg: elementos para um estudo sobre a fruição da imagem em contextos digitais, BE.EP.DR
Assunto(s):Comunicação digital

Resumo

Como desdobramento de uma investigação de mestrado apoiada pela FAPESP, este projeto de doutorado tem como objetivo fundamental refletir sobre as possibilidades de surgimento de novas modalidades de fruição estética em interação com as tecnologias de comunicação e informação digitais. Pretende, assim, investigar em que medida o advento desses dispositivos estaria alterando formas já existentes ou engendrando novos modos de fruição da obra de arte e, por consequência, aventar possíveis transformações dos próprios critérios estéticos a partir da inserção do elemento digital. Para refletir sobre tais questões, parte-se da construção de um percurso histórico-teórico que busca relacionar o surgimento de tecnologias midiáticas a alterações nos modos de perceber e fruir a obra artística, perspectivas que serão atualizadas e complementadas por visões teóricas mais recentes, especificamente voltadas ao âmbito das artes em contextos digitais e em rede. À luz desse percurso, realizar-se-á então um mapeamento de obras artísticas digitais contemporâneas, selecionando e percorrendo modalidades diversas e híbridas de arte como forma de investigar, descrever e analisar as influências dessas tecnologias nos processos de fruição estética. Ao final, após o estudo teórico e o mapeamento das obras, será elaborada uma tipologia, de modo a identificar nessas produções, dentre outros, elementos como a natureza da participação do público, as formas de interação humana-não-humana e as possibilidades de uma nova relação comunicativa entre artista, espectador e obra artística.

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