Busca avançada
Ano de início
Entree

Adsorção e dessorção de Cd e Zn em solos tropicais altamente fertilizados

Processo: 16/22058-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 17 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Beneficiário:Matheus Sampaio Carneiro Barreto
Supervisor no Exterior: Evert Elzinga
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Rutgers The State University of New Jersey, Newark, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/05870-1 - Especiação e cinética de adsorção e dessorção de Cd e de Zn em solos de áreas olerícolas altamente fertilizadas, BP.DR
Assunto(s):Química do solo

Resumo

Elevadas taxas de aplicação de calcário e fertilizantes promovem diversas alterações nos atributos químicos em solos tropicais altamente intemperizados. Algumas destas alterações influenciam diretamente a relação de adsorção entre os metais pesados e os coloides inorgânicos e orgânicos do solo, afetando a mobilidade e disponibilidade de metais pesados no solo. O objetivo principal deste estágio de pesquisa no exterior, que está ligado ao projeto FAPESP n° 2016/05870-1, é avaliar mudanças na especiação de Cd e Zn em solução e seus os mecanismos de adsorção e dessorção em solos altamente fertilizados cultivados com olerícolas. Especificamente, os nossos objetivos são: i) entender como elevados teores disponíveis de P, Ca e Mg afetam a adsorção de Cd e Zn em solos e solos compostos ii) identificar e caracterizar compostos da matéria orgânica do solo que regulam a mobilidade de Cd e Zn iii) identificar e quantificar as espécies químicas de Zn e Cd adsorvidas e dessorvidas em colóides do solo e iv) desenvolver um modelo para descrever a adsorção-dessorção de metais em solos com base em dados obtidos a partir de compostos do solo purificados. A amostragem do solo e as principais análises de rotina já foram feitos. Nossa expectativa é realizar análises espectroscópicas para solos e compostos purificados no Department of Earth and Environmental Sciences of Rutgers University (Newark, NJ, EUA). Planeja-se que nesse período sejam obtidos e interpretados os dados gerados pelos métodos espectroscópicos convencionais (infravermelho com transformada de Fourier, difração de raios-X, emissão de fóton-elétron) e técnicas espectroscópicas de absorção de raios-X com base radiação síncrotron. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO, MATHEUS S. C.; ELZINGA, EVERT J.; ALLEONI, LUIS R. F. Attenuated total reflectance-Fourier transform infrared study of the effects of citrate on the adsorption of phosphate at the hematite surface. Soil Science Society of America Journal, v. 84, n. 1, p. 57-67, JAN-FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.