Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de modificações sólidas de ingredientes agroquímicos de ação herbicida com menor impacto ambiental

Processo: 16/09198-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 10 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cauê Ribeiro de Oliveira
Beneficiário:Paulo de Sousa Carvalho Júnior
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crescimento de cristais   Estado sólido   Herbicidas   Polimorfismo genético

Resumo

Defensivos agrícolas (pesticidas, herbicidas e inseticidas, entre outros) de alta eficiência e mínimos impactos ambientais são amplamente requeridos nas práticas agrícolas. Dentre os fatores da aplicação destes compostos a solubilidade é a principal variável, pois determina a disponibilidade destes compostos para os alvos de atuação (pragas). No entanto, apesar das formulações disponíveis no mercado trabalharem, em geral, com sistemas solubilizados, esta característica é também um limitante: uma vez que o composto é aplicado, processos de degradação, lixiviação e deriva ocorrem simultaneamente - limitando a eficácia da aplicação em valores reduzidos e acarreta problemas ambientais, pela aplicação excessiva. Portanto, é desejável que estes compostos pudessem ser veiculados em formas de solubilidade controlada, permitindo assim que a aplicação se desse por suspensões (e não soluções) de cristais de propriedades bem conhecidas. Em herbicidas, este formato de aplicação teria ainda como vantagem o aumento do tempo residual de ação do composto, eliminando assim plântulas ainda não emergidas no momento da aplicação. Assim, o desenvolvimento de novas formas sólidas de herbicidas, constitui uma proposta atrativa para manufatura de componentes mais eficazes e com propriedades melhoradas. Propõe-se neste projeto o desenvolvimento de rotas de modificações cristalinas de herbicidas consolidados nas aplicações agrícolas, de forma a estabelecer um modelo de trabalho para esta área. Os herbicidas Glifosato, Picloram, Atrazina, Dicamba, Metsulfurom-metil (selecionados por sua relevância na aplicação agrícola) serão sujeitos a ensaios de cristalização variando solventes e agentes de co-cristalização, bem como condições de temperatura e pressão. Propõe-se o planejamento e caracterização de propriedades físico-químicas de tais empregando-se Difração de raios-X, Espectroscopia Vibracional, Análises Térmicas, medidas de solubilidade e biodegradabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO JR, PAULO S.; GUIMARAES, GETTON G. F.; DINIZ, LUAN F.; ELLENA, JAVIER; RIBEIRO, CAUE. Highly water soluble agrichemicals by using engineered organic salts for reducing adverse environmental impacts. GREEN CHEMISTRY, v. 21, n. 23, p. 6419-6429, DEC 7 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.