Bolsa 16/22035-9 - Malacologia, Filogenia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise filogenética integrativa de Plakobranchidae (Gastropoda: Sacoglossa) e história evolutiva dos caracteres moleculares, morfológicos, ecológicos e reprodutivos

Processo: 16/22035-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 31 de março de 2017
Data de Término da vigência: 16 de março de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luiz Ricardo Lopes de Simone
Beneficiário:Hilton de Castro Galvão Filho
Supervisor: Patrick Krug
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: California State University, Los Angeles, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/06979-1 - Taxonomia e análise cladística de Plakobranchidae (Gastropoda: Sacoglossa), BP.DR
Assunto(s):Malacologia   Filogenia   Sistemática   Evolução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elysia | evolution | Phylogeny | Plakobranchus | Systematics | Thuridilla | Malacologia

Resumo

Compreender a evolução da ordem Sacoglossa é fundamental para entender a radiação adaptativa de Heterobranchia, o grupo morfologicamente mais heterogêneo de Gastropoda. Sacoglossa é um grupo monofilético bem determinado, mas as relações de seus grupos internos ainda são confusas. A família Plakobranchidae representa o maior problema sistemático do grupo, uma vez que a carência de descrições de espécies do grupo promoveu um grande número de sinonimizações e invalidações de táxons em nível de gênero e espécie. A família Plakobranchidae resulta como grupo monofilético na maioria das poucas hipóteses filogenéticas publicadas, porém os gêneros da família são usualmente recuperados como parafiléticos. A filogenia de Sacoglossa é comumente reconstruída com dados morfológicos ou moleculares, enquanto que métodos integrativos nunca foram utilizados para este propósito, especialmente para Plakobranchidae. Considerando o exposto, este projeto propõe: 1) realizar uma análise integrativa baseada em cerca de 50 espécies de Plakobranchidae e considerando dados morfológicos, moleculares, ecológicos e reprodutivos; 2) analisar o aspecto evolutivo da associação ecológica entre Plakobranchidae e algas utilizadas na dieta; 3) reconstruir os estados ancestrais do modo de desenvolvimento larval e caracteres morfológicos; 4) descrever e redescrever espécies e gêneros a partir da análise integrativa realizada; e 5) descrever a diversidade morfológica de Plakobranchidae. O projeto apresentado é proposto a ser realizado por um período de até 12 meses na California State University, Los Angeles, CA, EUA.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALVAO FILHO, HILTON; PAULAY, GUSTAV; KRUG, PATRICK J.. Eggs sunny-side up: A new species of Olea, an unusual oophagous sea slug (Gastropoda: Heterobranchia: Sacoglossa), from the western Atlantic. Zootaxa, v. 4614, n. 3, p. 541-565, . (16/22035-9)