Busca avançada
Ano de início
Entree

Microestruturas, cinemática e termometria das rochas miloníticas da porção oeste da zona de cisalhamento de Taxaquara - região de Pilar do Sul, SP

Processo: 16/22051-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ginaldo Ademar da Cruz Campanha
Beneficiário:Bruno Vieira Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/08919-4 - Microestruturas, cinemática e termometria das rochas miloníticas da porção oeste da Zona de Cisalhamento de Taxaquara - região de Pilar do Sul, SP, BE.EP.IC
Assunto(s):Termometria   Geologia estrutural   Cinemática   Quartzo

Resumo

A Zona de Cisalhamento de Taxaquara foi uma das primeiras estruturas transcorrentes de relevância regional identificadas no Cinturão Ribeira, tendo sido atribuída a ela grande importância na compartimentação tectônica do Cinturão. Apesar da importância que lhe tem sido atribuída, a Zona de Cisalhamento de Taxaquara tem sido muito pouco abordada em estudos específicos desde a sua definição original há quase meio século. Neste período uma série de novos conceitos e técnicas de investigação surgiram, tornado premente uma reavaliação desta estrutura. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar a partir de critérios de campo e microestruturais a cinemática predominante da Zona de Cisalhamento de Taxaquara na região de Pilar do Sul (SP), relacionando temperatura e mecanismos de deformação das rochas miloníticas, através da análise das associações minerais, microestruturas, tramas cristalográficas de eixos-c de quartzo e análises de vorticidade. Os resultados obtidos serão úteis para compreender melhor o Sistema de Zonas de Cisalhamento da Região Sudeste do Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, B. V.; FALEIROS, F. M.; CAMPANHA, G. A. C.; LAGOEIRO, L.; WEINBERG, R. F.; HUNTER, N. J. R. Kinematics, nature of deformation and tectonic setting of the Taxaquara Shear Zone, a major transpressional zone of the Ribeira Belt (SE Brazil). TECTONOPHYSICS, v. 751, p. 83-108, JAN 20 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.