Bolsa 16/21335-9 - Geomorfologia, Pulsações climáticas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Geocronologia de coberturas superficiais em níveis de baixos terraços na foz dos rios una/pardo (ba), relacionados a transgressões e regressões marinhas, associadas a pulsações climáticas holocênicas

Processo: 16/21335-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 09 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Archimedes Perez Filho
Beneficiário:Vinícius Borges Moreira
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geomorfologia   Pulsações climáticas   Holoceno   Geocronologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coberturas superficiais | Geocronologia | Holoceno | Pulsações climáticas | Terraços | Transgressão e Regressão marinha | Geomorfologia

Resumo

A ocorrência de coberturas superficiais em diferentes níveis de baixos terraços situadas em zona costeira, pode ser compreendida como resquícios ou testemunhos de condições ambientais diferentes da atual. Reconstruções paleogegráficas e paleoclimáticas podem ajudar a entender os processos responsáveis pela origem deste material de recobrimento. Nesse sentido, este projeto se propõe a analisar sua gênese considerando a hipótese de pulsações climáticas incididas no final do Pleistoceno e Holoceno, tais processos seriam responsáveis pela transgressão e regressão marinha recente originando as coberturas. Para testar essa hipótese, foram escolhidas as bacias hidrográficas dos rios Una e Pardo, localizados na região sul do estado da Bahia para aplicação das metodologias propostas. A datação absoluta por Luminescência Opticamente Estimulada consiste na principal técnica para o reconhecimento e caracterização do período de deposição das coberturas, devido seu alto grau de precisão cronológica e adequação ao tipo de material coletado. Análises morfométricas que serão realizadas no baixo curso dos rios Una e Pardo, e análises físico/químicas do material de recobrimento configuram-se como metodologias auxiliares na interpretação da evolução da paisagem costeira, atendendo as demais demandas da pesquisa. Esta proposta de doutorado está vinculada ao projeto de Auxílio à Pesquisa Regular "guarda-chuva" intitulado, "Espacialização e geocronologia das coberturas superficiais em terraços marinhos, flúvio-marinhos e fluviais no contexto das oscilações climáticas, associadas aos episódios de transgressão e regressão marinha holocênicas no litoral brasileiro", financiado pela FAPESP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VINÍCIUS BORGES MOREIRA; ARCHIMEDES PEREZ FILHO. Das superfícies de aplainamento aos pulsos climáticos holocênicos: a evolução da paisagem em relevos de chapada. Sociedade e Natureza, v. 32, p. 164-182, . (15/10417-1, 16/21335-9)
MOREIRA, VINICIUS BORGES; PEREZ FILHO, ARCHIMEDES. he influence of relief and surficial covers on urban land use and land cover: seasonal flooding on summits in Uberlandia/MG, Brazi. BOLETIN GOIANO DE GEOGRAFIA, v. 41, n. 1, . (16/21335-9, 15/10417-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Vinícius Borges. Geocronologia de coberturas superficiais em baixos terraços na foz dos rios Una/Pardo (BA), relacionados a transgressões e regressões marinhas decorrentes de pulsações climáticas holocênicas. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.