Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de catalisadores de rutênio para reações de ativação de ligações C-H seletivas em núcleos heteroaromáticos

Processo: 16/24448-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Flavio da Silva Emery
Beneficiário:Fernando Fumagalli
Supervisor no Exterior: Lutz Ackermann
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Göttingen University, Alemanha  
Vinculado à bolsa:15/06588-5 - Desenvolvimento de uma biblioteca de fragmentos heterocíclicos baseada em novos núcleos heteroaromáticos, BP.DR
Assunto(s):Compostos heterocíclicos   Catálise   Rutênio   Descoberta de drogas

Resumo

Na busca rápida e eficiente de novos fármacos, uma das abordagens utilizadas envolve a descoberta de fármacos baseada em fragmentos moleculares (FBDD). De maneira geral, esta estratégia possibilita que a partir de um fragmento com atividade inibitória baixa, mas alta eficiência de ligante, um novo composto, mais potente, seja desenvolvido a partir de otimização do protótipo. Para isso, os compostos heteroaromáticos se destacam como potenciais fragmentos, principalmente devido suas características físico-químicas e eletrônicas. Até o momento nosso grupo de pesquisa vem trabalhando na síntese de novos núcleos heteroaromáticos, no entanto, ainda é necessário um estudo da reatividade química desses compostos para futura aplicação deles em FBDD. Neste contexto, esse projeto visa estabelecer colaboração com o grupo de pesquisa do professor Lutz Ackermann da Universidade de Göttingen, que tem ampla experiência no uso de rutênio para reações de ativação da ligação C-H de maneira seletiva, tanto para anéis aromáticos quanto heteroaromáticos. Portanto, nós propomos aplicar essas estratégias modernas para a funcionalização de núcleos heteroaromáticos com porções piridona e piridazona, além de estudar essas reações para o núcleo furo[2,3-b]piridina. Além disso, esse estágio permitirá o estabelecimento de cooperação permanente entre as duas instituições. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUMAGALLI, FERNANDO; WARRATZ, SVENJA; ZHANG, SHOU-KUN; ROGGE, TORBEN; ZHU, CUIJU; STUECKL, A. CLAUDIA; ACKERMANN, LUTZ. Arene-Ligand-Free Ruthenium(II/III) Manifold for meta-C-H Alkylation: Remote Purine Diversification. CHEMISTRY-A EUROPEAN JOURNAL, v. 24, n. 16, p. 3984-3988, MAR 15 2018. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.