Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do receptor do tipo Toll 4 em células de linhagens tumorais de glioblastoma

Processo: 16/14695-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Suely Kazue Nagahashi Marie
Beneficiário:Isabele Fattori Moretti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):18/16431-4 - A expressão de receptores do tipo Toll de membrana plasmática em astrocitomas humanos, PUB.ART
Assunto(s):Neurologia   Glioblastoma

Resumo

Apresentando um relevante papel na imunidade inata, o receptor do tipo Toll 4 (TLR4) reconhece moléculas endógenas e exógenas. No início da sinalização, o receptor ativa a via MyD88, desencadeadora de uma resposta pró-inflamatória e que pode modular uma via de proliferação. Essa ativação leva à produção de citocinas através do fator de transcrição nuclear kappa B (NF-ºB). Após a ativação, o receptor é internalizado para o endossomo e sinaliza via TRIF, produzindo resposta anti-inflamatória e pode desencadear uma via de apoptose. Em células tumorais, verificou-se que a expressão de TLR4 pode levar à proliferação e à sobrevivência celular. A presença deste receptor nas células de glioblastoma (GBM), observada em nosso laboratório, motivou o presente estudo. O objetivo principal é verificar o papel do TLR4 nas células de linhagem tumoral de GBM, no que tange a proliferação e morte celular, e o envolvimento da via de sinalização NF-kB. Serão feitos ensaios de proliferação e de apoptose após estímulo com LPS, seguido de extração proteica dos compartimentos nuclear e citoplasmático para verificação do NF-kB por Western Blot. Será feita, também, análise dos produtos da transcrição do NF-kB e da via de ativação endossômica do TLR4 por qPCR. A importância desta pesquisa está na expectativa de melhor compreender a dinâmica da ativação de TLR4, que leva à proliferação e/ou à apoptose celular, e contribuir com novas estratégias terapêuticas em GBM. O tema do projeto insere-se dentro da linha de colaboração com o Dr Bart J. L. Eggen, da Universidade de Groningen (Holanda). O estudo do TLR4 será estendido, como próximo passo para o estudo da sua expressão e de seu papel na micróglia, a célula não-neoplásica mais abundante do microambiente tumoral dos gliomas, onde a interação entre estes dois compartimentos tem sido descrita como moduladora da progressão tumoral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORETTI, ISABELE FATTORI; FRANCO, DAIANE GIL; DE ALMEIDA GALATRO, THAIS FERNANDA; NAGAHASHI MARIE, SUELY KAZUE. Plasmatic membrane toll-like receptor expressions in human astrocytomas. PLoS One, v. 13, n. 6 JUN 18 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORETTI, Isabele Fattori. Receptor do tipo Toll 4 dentre os TLRs de membrana plasmática possui um papel na malignidade de astrocitomas. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.