Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensores e dispositivos ópticos baseados em redes de Bragg

Processo: 16/23408-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
Pesquisador responsável:Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro
Beneficiário:Gabriel Teixeira Callado
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fibra óptica   Óptica e fotônica   Sensores ópticos

Resumo

Este projeto de pesquisa envolve o estudo de dispositivos e sensores puramente ópticos baseados em Redes de Bragg. A parte inicial do projeto envolverá a familiarização com a linha de pesquisa e a caracterização inicial das redes, tanto experimentalmente quanto analiticamente. A segunda parte do projeto será baseada em duas linhas: I) o estudo de redes de Bragg integradas com lâminas bimetálicas para controle da sensibilidade da Rede a temperatura e, II) o estudo de dispositivos baseados em fibras ópticas ativas dopadas com íons de Érbio juntamente com ressonadores ópticos utilizado redes de Bragg. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZO, NATALIA REGGIANI; CALLADO, GABRIEL T.; CORDEIRO, CRISTIANO M. B.; VIEIRA, JR., LUIZ CARLOS M. Embedding optical Fiber Bragg Grating (FBG) sensors in 3D printed casings. Optical Fiber Technology, v. 53, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.