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Medição embarcada do conjugado mecânico do motor sem escova para QuadRotor

Processo: 16/21843-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 03 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Pesquisador responsável:André Carmona Hernandes
Beneficiário:Nathalia Marcatto Scurachio
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Torque   Rotação   Sistemas embarcados   Motor de aeronaves   Sensores   Controle de aeronaves   Velocidade

Resumo

Em aplicações de robótica aérea, há muito o uso de motores sem escovas como forma de atuação. Estudos da literatura sugerem que as equações dominantes desse tipo de atuação se assemelham as equações dominantes de um motor com escovas. Assim, a potência de saída desse sistema de atuação depende da velocidade de rotação do motor e da corrente que ele consome. Assim, medir essa velocidade e corrente em voo permite fazer uma estimativa da potência e, portanto, do consumo. Além disso, as informações adicionais podem ser utilizadas para controlar a aeronave. Esse projeto de iniciação busca desenvolver um sistema de medição embarcada do conjugado mecânico (compreendido pela velocidade de rotação e pelo torque), sendo a velocidade medida de forma direta e o torque de modo indireto pela corrente. Será utilizado um sensor ótico para a medida de rotação, usando um par de emissor-detector de infravermelho, e os testes do mesmo compreenderá em variar a distância de detecção e o tamanho da faixa reflexiva, a fim de encontrar algum ponto ótimo de operação. Para o amperímetro será comparado um resistor de referência com um amperímetro de efeito Hall. Ambos os novos sensores serão feitos em bancadas com instrumentos comerciais para fins de certificação e calibração do sistema. (AU)

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