Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da reação tecidual provocada pelo MTA flow em duas proporções distintas após implantação no subcutâneo de ratos

Processo: 16/20637-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Guilherme Ferreira da Silva
Beneficiário:Joelma Aparecida da Silva Mondelli
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Endodontia   Teste de biocompatibilidade   Agregado trióxido mineral

Resumo

Recentemente, foi lançado o MTAFlow®, um material à base de MTA que foi desenvolvido para adquirir facilmente consistências adequadas para uma variedade de aplicações clínicas. No entanto, até o momento, não existem estudos que avaliem as propriedades deste material. Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a resposta tecidual do MTAFlow®, comparando-a ao Biodentine®, após a implantação no subcutâneo de ratos. Para isso, serão realizadas análises morfológica e morfométrica da cápsula adjacente aos implantes com os materiais. Serão utilizados 40 ratos distribuídos de acordo com o material testado e o período experimental. Os materiais serão manipulados e inseridos em tubos de polietileno. O MTA Flow® será misturado em duas proporções distintas seguindo as orientações do fabricante: 0,19 g de pó para cada 1 gota de gel e 0,06 g de pó para cada 1 gota de gel. O Biodentine®, será manipulado de acordo com as instruções do fabricante. Feito isso, os animais serão anestesiados e os tubos serão implantados no tecido subcutâneo; tubos de polietileno vazios serão utilizados como controle. Decorrido os períodos de 7, 15, 30 e 60 dias, os animais serão mortos e os tecidos envolvendo os tubos de polietileno serão removidos e submetidos ao processamento para inclusão em parafina. Os cortes dos implantes serão aderidos a lâminas de vidro e corados com HE e tricrômico de Masson. Na análise morfométrica, o número de células inflamatórias e de fibroblastos por mm2 será quantificado; a espessura da cápsula formada será também mensurada. Outros cortes serão utilizados para a quantificação de colágeno na cápsula, pela técnica do picrosirius associado à análise ao microscópio com luz polarizada. Todos os dados obtidos serão submetidos à ANOVA e ao teste de Tukey (pd0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONDELLI, J. A. S.; HOSHINO, R. A.; WECKWERTH, P. H.; CERRI, P. S.; LEONARDO, R. T.; GUERREIRO-TANOMARU, J. M.; TANOMARU-FILHO, M.; DA SILVA, G. F. Biocompatibility of mineral trioxide aggregate flow and biodentine. International Endodontic Journal, v. 52, n. 2, p. 193-200, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.