Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de miRNA candidato e seu gene alvo, modulados pela melatonina e envolvidos na angiogênese em câncer de mama triplo negativo

Processo: 16/14280-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari
Beneficiário:Jéssica Helena de Mora Marques
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Melatonina   MicroRNAs   Angiogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:angiogenese | melatonina | MicroRNAs | neoplasias mamárias | Oncologia experimental

Resumo

O câncer de mama, neoplasia mais comum entre as mulheres, apresenta como principal causa de morte a progressão tumoral e a disseminação metastática que ocorrem com o incentivo da angiogênese. MicroRNAs (miRNAs), pequenas moléculas de RNA mensageiro (RNAm) não codificantes que desempenham papel fundamental na regulação gênica, têm sido muito estudados e vem demonstrando envolvimento na iniciação e progressão de vários tumores, incluindo o câncer de mama. Diversos miRNAs são descritos como promotores ou supressores da angiogênese, podendo estar associados ao crescimento tumoral e metástase. A melatonina, hormônio secretado pela glândula pineal, vem se mostrando um potencial tratamento contra o câncer de mama por apresentar efeitos oncostáticos e antiangiogênicos. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar a potencial ação da melatonina no controle da angiogênese modulada por miRNAs no câncer de mama, em um estudo in vitro. Primeiramente a expressão diferencial dos miRNAs associados ao processo de angiogênese será analisada por PCR-Array na linhagem tumoral MDA-MB-468 tratada ou não com melatonina, seguida pela seleção in silico de um miRNA candidato e seu potencial gene alvo. Os resultados serão validados com o silenciamento ou superexpressão do miRNA de estudo em duas linhagens, a MDA-MB-468 e MDA-MB-231, e posterior verificação da expressão gênica por PCR em tempo real e proteica por imunocitoquímica. Os resultados alcançados poderão identificar miRNAs candidatos modulados pela melatonina e envolvidos na formação de vasos sanguíneos tumorais e, com isso, possibilitar o estabelecimento de potenciais protocolos terapêuticos para controle deste evento celular, determinante para um pior prognóstico da paciente com câncer de mama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, JESSICA H. M.; MOTA, ANDRE L.; OLIVEIRA, JESSICA G.; LACERDA, JESSICA Z.; STEFANI, JULIA P.; FERREIRA, LIVIA C.; CASTRO, TIALFI B.; ARISTIZABAL-PACHON, ANDRES F.; ZUCCARI, DEBORA A. P. C.. Melatonin restrains angiogenic factors in triple-negative breast cancer by targeting miR-152-3p: In vivo and in vitro studies. Life Sciences, v. 208, p. 131-138, . (16/14280-3, 15/04780-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.