Busca avançada
Ano de início
Entree

A correção por pares através de ferramentas digitais como mediações formativas no ensino-aprendizagem de FLE

Processo: 16/19958-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eliane Gouvêa Lousada
Beneficiário:Arthur Marra de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação formal   Ensino e aprendizagem   Ensino de língua estrangeira

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo estudar a influência de correções linguageiras feitas através de ferramentas digitais por alunos canadenses no desenvolvimento da escrita baseada em gêneros textuais de alunos brasileiros de francês. Para atingir nossos objetivos, baseamo-nos nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) propostos por Bronckart (1999, 2006, 2008). As pesquisas com base no ISD fundamentam-se, em primeira instância, nos estudos vigotskianos (Vigotski, 2004) sobre os processos de educação formal, que sustentam que as funções psíquicas superiores, características da espécie humana, têm sua origem nas interações e são constantemente reestruturadas sob a influência educacional. Para esse autor, todas essas funções surgem com o auxílio de um instrumento. Em nossa pesquisa, propomo-nos a investigar se os feedbacks corretivos podem ser considerados como instrumentos que permitiriam aos alunos da habilitação em Francês agirem sobre o seu próprio processo de produção escrita. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Arthur Marra de. A correção por pares através de ferramentas digitais como mediações formativas no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.