Bolsa 16/24896-1 - Educação em museus, Museus - BV FAPESP
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Eficiência e inovação no relacionamento entre museus e seus públicos

Processo: 16/24896-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Pesquisador responsável:Luciana Conrado Martins
Beneficiário:Bruno Favaretto
Vinculado ao auxílio:16/00997-3 - Eficiência e inovação no relacionamento entre museus e seus públicos, AP.PIPE
Assunto(s):Educação em museus   Museus   Público-alvo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação em museus | Educação em Museus | educação não formal | Educação em Museus

Resumo

O presente projeto tem como objetivo investigar e compreender as estratégias de relacionamento dos setores educativos dos museus com seus públicos, visando a melhoria dos processos de comunicação e educação empreendidos por essas instituições e seu consequente impacto social. Justifica-se a importância dessa investigação no fato de que, apesar dos museus serem instituições relevantes para a formação científica e cultural dos cidadãos ao longo da vida, no Brasil, a maior parte deles não possui estratégias eficientes para a realização de estudos de público e/ou sistematização de informações sobre seus visitantes - condição essencial para o desenvolvimento de processos educacionais significativos. Aliado a esse aspecto, muitos museus não contam com equipes em número e/ou capacitação suficiente para o gerenciamento profissionalizado da relação com os públicos, incluindo agendamento, divulgação de informações e relacionamento pós-visita. Para a superação desses desafios, utilizando uma metodologia de pesquisa de educação em museus e trabalhando junto aos setores educativos de diferentes tipologias de museus, essa investigação pretende levantar dados que permitam avaliar a viabilidade do desenvolvimento de uma plataforma online inovadora, que possa atender instituições de pequeno, médio e grande porte, de forma a auxiliá-las na gestão do relacionamento com seus públicos. Nesse sentido, a investigação deve definir os parâmetros mais adequados e eficientes para o desenvolvimento desta plataforma, bem como propor soluções para os desafios colocados pelo contexto museal nacional. (AU)

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