Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogeografia de duas espécies simpátricas de ratos-de-espinho da Amazônia Ocidental

Processo: 16/24464-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 29 de julho de 2017
Vigência (Término): 28 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Alexandre Reis Percequillo
Beneficiário:Jeronymo Dalapicolla
Supervisor no Exterior: Laura Lacey Knowles
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Michigan, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/02853-6 - Taxonomia integrativa do gênero Proechimys (Rodentia: Echimydae) da Amazônia Ocidental, BP.DR
Assunto(s):Echimyidae   Genômica   Biogeografia

Resumo

Proechimys é um gênero da família Echimyidae amplamente distribuído na Amazônia. Embora seja abundante e amplamente distribuído este gênero é raramente estudado, e há poucos dados publicados sobre sua evolução e história natural. Assim, o objetivo desta proposta é investigar o padrão filogeográfico de duas espécies simpátricas de Proechimys da Amazônia Ocidental. Para isso vou gerar três bibliotecas genômicas com 180 amostras usando a técnica ddRAD-Seq. Os SNPs serão alinhados e processados para análises filogeográficas e populacionais. Além disso, serão criados modelos de distribuição de espécies para as duas espécies-alvo, para o Último Máximo Glacial, Holoceno Médio e para o presente, a fim de analisar se as mudanças ambientais ao longo do tempo poderiam explicar a variabilidade genética. Os índices de diversidade genética serão calculados para as populações e as relações dessa diversidade com a geografia serão analisadas através de uma análise de Procrustes. Além disso, uma hipótese de filogenia para o gênero Proechimys será criada para verificar a relação filogenética entre espécies-alvo. Assim, a expectativa é aumentar o conhecimento sobre a dinâmica populacional dessas espécies, bem como aumentar a informação sobre sua história natural e evolutiva do gênero. Esses dados servirão de subsídios para estudos sobre ecologia, taxonomia, evolução e conservação de espécies de Proechimys.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALAPICOLLA, JERONYMO; REIS LEITE, YURI LUIZ. Historical connections among river basins and climatic changes explain the biogeographic history of a water rat. PeerJ, v. 6, JUL 27 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.