Busca avançada
Ano de início
Entree

Biotransformação de isoflavonas de soja para obtenção de produto rico em compostos bioativos e caráter probiótico

Processo: 16/20965-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Gabriela Alves Macedo
Beneficiário:Lívia Dias de Queirós
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/06870-3 - Desenvolvimento e otimização da extração assistida por enzimas de isoflavonas de soja seguida por fermentação microbiana para produzir equol, BE.EP.DR
Assunto(s):Biotransformação   Bioatividade   Isoflavonas   Equol

Resumo

A soja e seus derivados vêm obtendo êxito no mercado alimentício, uma vez que seu consumo tem sido associado a vários efeitos benéficos à saúde humana. Dentre os seus compostos bioativos, as isoflavonas, uma classe de fitoestrógenos, são conhecidas por suas atividades biológicas, tais como as atividades antioxidante e antitumoral, efeito anticarcinogênico, prevenção da osteoporose e doenças cardiovasculares, bem como a redução de sintomas associados à menopausa. Porém, para que as isoflavonas possam ser eficientemente absorvidas, elas precisam ser transformadas da forma glicosilada para a forma aglicona. Além disso, estudos têm mostrado que a eficácia clínica das isoflavonas está relacionada com a capacidade de produção de equol, um metabólito da daidzeína que, segundo a literatura, é produzido exclusivamente pela ação da microbiota intestinal. No entanto, nem todos os indivíduos são capazes de metabolizar as isoflavonas em equol, sugerindo que a eficácia dos alimentos à base de soja varia de acordo com a capacidade do indivíduo em produzir ou não este composto. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um produto que contenha concentrações significativas de isoflavonas bioativas e equol em sua composição, representando uma alternativa viável para indivíduos não produtores destes compostos. Para tanto, serão elaborados e avaliados processos de biotransformação enzimática e fermentativa do extrato de soja. O produto final será avaliado quanto à sua bioatividade, em especial seu potencial estrogênico, em ensaios celulares e em modelos animais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE QUEIROS, LIVIA DIAS; DE AVILA, AMANDA REJANE ALVES; BOTARO, ANDRESSA VIANNA; CHIROTTO, DANIELLE BRANTA LOPES; MACEDO, JULIANA ALVES; MACEDO, GABRIELA ALVES. Combined isoflavones biotransformation increases the bioactive and antioxidant capacity of soymilk. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 104, n. 23, p. 10019-10031, DEC 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.