Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo clínico controlado do efeito da remoção de cárie e terapia fotodinâmica no comportamento de restaurações de CIV

Processo: 16/11711-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Sandra Kalil Bussadori
Beneficiário:Larissa Costa Santos
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Cárie dentária   Dente decíduo   Terapia fotodinâmica   Terapia a laser de baixa intensidade

Resumo

O objetivo desta pesquisa será avaliar o efeito clínico da terapia fotodinâmica em dentina infectada por lesão de cárie em dentes decíduos. O estudo será composto pelos Grupos: G1 - (Broca em baixa rotação)e G2 - (PapaMBlue). A metodologia será baseada na seleção de pacientes com dentes molares decíduos com profundas lesões por cárie oclusal divididos aleatoriamente, indicados para tratamento clínico restaurador. Na amostra serão selecionados 32 dentes para o tratamento da dentina infectada. A utilização do laser de baixa potência será aplicada a terapia fotodinâmica. Para análise microbiológica, amostras de dentina serão removidas antes e após as intervenções. Para análise dos resultados, as amostras microbiológicas serão cultivadas em placas de Ágar de Brucella Sangue, Ágar Mitis Salibarius Bacitracina e Ágar Rogosa SL. Posteriormente, os dentes serão restaurados com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. Os indivíduos terão acompanhamento clínico e radiográfico com intervalo de tempo de 3, 6 e 9 meses, levando-se em consideração o comportamento clínico do cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística descritiva para avaliação da associação das variáveis categóricas em idade e gênero será utilizado o teste Qui-quadrado e Exato de Fisher, para comparação das médias dos sinais e sintomas de pulpite reversível será utilizado o test t-Student e Análise de variância (ANOVA) e para análise da correlação entre as variáveis contínuas será aplicado o teste de correlação de Pearson. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA-SANTOS, LARISSA; SILVA-JUNIOR, ZENILDO SANTOS; SFALCIN, RAVANA ANGELINI; COSTA DA MOTA, ANA CAROLINA; RATTO TEMPESTINI HORLIANA, ANNA CAROLINA; MOTTA, LARA JANSINKI; MESQUITA-FERRARI, RAQUEL AGNELLI; SANTOS FERNANDES, KRISTIANNE PORTA; PRATES, RENATO ARAUJO; TEIXEIRA SILVA, DANIELA FATIMA; DEANA, ALESSANDRO; BUSSADORI, SANDRA KALIL. The effect of antimicrobial photodynamic therapy on infected dentin in primary teeth A randomized controlled clinical trial protocol. MEDICINE, v. 98, n. 15 APR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.