Busca avançada
Ano de início
Entree

Leito fluidizado em meio líquido em tubos finos: dinâmica e instabilidades

Processo: 16/18189-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Erick de Moraes Franklin
Beneficiário:Fernando David Cúñez Benalcázar
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/23838-3 - Leito móvel e arrastamento do tipo creep de um leito granular bidisperso em um escoamento laminar, BE.EP.DR
Assunto(s):Mecânica dos fluidos   Leito fluidificado

Resumo

Um leito fluidizado é basicamente uma suspensão de partículas sólidas (grãos) em um duto vertical submetida a um escoamento ascendente de gás ou líquido. Dispositivos empregando leitos fluidizados são bastante utilizados para a gaseificação de combustíveis sólidos devido às excelentes características de transferências de calor e massa proporcionadas pelo emprego de leitos fluidizados. Leitos uniformemente fluidizados são raramente encontrados em aplicações práticas, e normalmente instabilidades, que se manifestam na forma de ondas transversais, de bolhas, ou de bolhas alongadas, podem aparecer. No caso de leitos fluidizados em líquidos em tubos estreitos, a dinâmica e as instabilidades do leito ainda não estão totalmente compreendidas, e o problema continua em aberto. Este projeto propõe um estudo analítico e experimental da dinâmica dos grãos e das instabilidades do leito neste caso específico. A parte analítica consistirá no emprego de métodos da Matemática Aplicada para a obtenção de expressões matemáticas para as taxas de crescimento, comprimentos de onda, frequências e celeridades das instabilidades. Para a parte experimental, diferentes leitos fluidizados serão formados em tubos transparentes, e os movimentos de grãos individuais serão filmados utilizando-se câmera de alta velocidade, as instabilidades serão filmadas utilizando-se câmera de alta definição, e o escoamento do fluido será medido por PIV (Particle Image Velocimetry). Códigos numéricos serão escritos para o tratamento automático de imagens. Como resultado, espera-se uma melhor compreensão do problema e a obtenção de expressões para os movimentos dos grãos e para as características das instabilidades (taxas de crescimento, comprimentos de onda e celeridades).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNEZ, FERNANDO DAVID; GOMES DE OLIVEIRA, GABRIEL VICTOR; FRANKLIN, ERICK DE MORAES. Turbulent channel flow perturbed by triangular ripples. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 40, n. 3 MAR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.