Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da suplementação de nicotinamida Ribosoide sobre a UPR mitocondrial na musculatura esquelética e sobre a performance aeróbia de camundongos

Processo: 16/05499-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eduardo Rochete Ropelle
Beneficiário:Barbara Moreira Crisol
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema musculoesquelético   Treinamento físico

Resumo

A molécula de Nicotinamida Adenina Nucleotídeo (NAD+) é de extrema importância para o controle da homeostase energética e consequentemente da homeostase metabólica. O aumento dos níveis de NAD+ está diretamente relacionado ao aumento da atividade das Sirtuinas (SIRTs), e estas por sua vez são proteínas conhecidas por desencadear o processo de resposta à proteínas mal formadas nas mitocondriais (Unfolded protein response - UPRmt) e promover adaptação da musculatura esquelética. Nessa linha, estudos demostram que a suplementação com o precursor de NAD+, Nicotinamida Ribosoide (NR), é capaz de promover a melhora da capacidade oxidativa das mitocondrias e a biogênese mitocondrial através do desencadeamento do processo de UPRmt. Estudos também demonstram que o treinamento é capaz de promover adaptações no organismo como biogênese mitocondrial, aumento do VO2máx, alterações no tipo de fibra na musculatura esquelética, que quando associados são responsáveis pelo aumento do metabolismo oxidativo e consequentemente aumento da performance aeróbia. Embora seja conhecido a respeito dos efeitos tanto do treinamento físico, quanto da suplementação de NR sobre a melhora do perfil oxidativo das células musculares, os efeitos da combinação do treinamento e suplementação de NR ainda não foram explorados. Desta forma, o atual projeto tem como objetivos avaliar a combinação dos efeitos da suplementação com NR e o treinamento aeróbio na performance aeróbia e no desencadeamento da UPRmt na musculatura esquelética de camundongos. O desenvolvimento deste projeto poderá contribuir de maneira significativa para o entendimento dos efeitos do treinamento aeróbio e suplementação com NR no desencadeamento da UPRmt e seu papel sobre as adaptações da musculatura esquelética e sobre a performance aeróbia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISOL, BARBARA M.; VEIGA, CAMILLA B.; LENHARE, LUCIENE; BRAGA, RENATA R.; SILVA, VAGNER R. R.; DA SILVA, ADELINO S. R.; CINTRA, DENNYS E.; MOURA, LEANDRO P.; PAULI, JOSE R.; ROPELLE, EDUARDO R. Nicotinamide riboside induces a thermogenic response in lean mice. Life Sciences, v. 211, p. 1-7, OCT 15 2018. Citações Web of Science: 0.
CRISOL, BARBARA M.; LENHARE, LUCIENE; GASPAR, RODRIGO S.; GASPAR, RAFAEL C.; MUNOZ, VITOR R.; DA SILVA, ADELINO S. R.; CINTRA, DENNYS E.; DE MOURA, LEANDRO P.; PAULI, JOSE R.; ROPELLE, EDUARDO R. The role of physical exercise on Sestrin1 and 2 accumulations in the skeletal muscle of mice. Life Sciences, v. 194, p. 98-103, FEB 1 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.