Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais da interação entre thr e correpressores em condição normal e patológica.

Processo: 16/15986-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Ana Carolina Migliorini Figueira
Beneficiário:Edwin Fernando Vasquez Vasquez
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores citoplasmáticos e nucleares   Proteínas   Repressão

Resumo

Na ausência de alguns de seus ligantes cognatos, alguns receptores nucleares, incluindo Receptor de Hormônios Tireoidianos (THR), atuam como repressores transcricionais através do recrutamento de complexos correpressores em promotores de genes alvo. Esta repressão constitutiva é crucial na reprodução, desenvolvimento e homeostase de metazoários a mamíferos; entretanto, seus mecanismos moleculares ainda são obscuros. Adicionalmente, mutações em duas isoformas do THR (THR± and THR²) estão relacionadas a síndrome de resistência ao hormônio tireoidiano (RTH) em um carcinoma renal (RCCCs). O objetivo geral deste projeto é o de prover conhecimentos sobre os mecanismos da repressão transcricional mediada por THRs nativo e mutantes. Pretendemos obter mais informações sobre estruturas dos domínios de ligação dos THRs em complexos com correpressores (CoRs) am suas formas fisiológicas e patológicas através do uso de cristalografia de raios-X e de espalhamentos de raios-X a baixos ângulos (SAXS). Mais ainda, faremos uso de métodos biofísicos (anisotropia de fluorescência e termoforese em microescala) para explorar a especificidade de interação entre THRs nativos e mutantes a diferentes CoRs. O entendimento dos mecanismos de interação entre as diferentes formas de THRs e CoRs em resolução atômica poderá servir de ferramenta para o desenvolvimento de compostos capazes de modular interações aberrantes ou ativação anormal do receptor, as quais estão envolvidas em diversas doenças.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HARRUS, DEBORAH; DEMENE, HELENE; VASQUEZ, EDWIN; BOULAHTOUF, ABDELHAY; GERMAIN, PIERRE; FIGUEIRA, ANA CAROLINA; PRIVALSKY, MARTIN L.; BOURGUET, WILLIAM; LE MAIRE, ALBANE. Pathological Interactions Between Mutant Thyroid Hormone Receptors and Corepressors and Their Modulation by a Thyroid Hormone Analogue with Therapeutic Potential. THYROID, v. 28, n. 12 OCT 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.