Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e avaliação farmacológica de inibidores de Bromodomínio-3 (BRD-3) planejados como indutores de hemoglobina fetal

Processo: 16/08880-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Jean Leandro dos Santos
Beneficiário:Gabriel Dalio Bernardes da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Epigênese genética   Anemia falciforme   Hemoglobina fetal   Química farmacêutica

Resumo

A anemia falciforme (AF) é uma das doenças hematológicas genéticas mais prevalentes no mundo. Atualmente, as estratégias terapêuticas visando aumento dos níveis de hemoglobina fetal (HbF) contribuem significativamente na redução da morbidade e mortalidade associadas à doença. A compreensão dos mecanismos moleculares responsáveis pelo silenciamento gênico para produção de hemoglobina fetal pode permitir o desenvolvimento de fármacos indutores de HbF mais efetivos e seguros. Durante a eritropoiese, a expressão gênica de gama-globina é silenciada, em partes, pela ligação de um complexo protéico contendo entre outras proteínas a GATA-1, que se liga em sítios próximos aos promotores do gene de gama-globina impedindo a transcrição. Especificamente, o recrutamento de GATA-1 é realizada pelo bromodomínio-3 (BRD-3). Neste projeto, nossa hipótese é a de que a inibição de BRD-3 possa constituir uma nova abordagem terapêutica capaz de promover o aumento dos níveis de HbF. Para tal, foi realizado um estudo prévio de triagem virtual com 2.2 milhões de moléculas, em que identificou-se alguns protótipos com potencial inibição do bromodomínio-3 (BRD-3). A partir destes, e usando ferramentas de modificação molecular, propomos a síntese e avaliação farmacológica de uma serie de derivados ftalimídicos inibidores de BRD-3 (I) úteis para o tratamento dos sintomas de anemia falciforme. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUTRA, LUIZ ANTONIO; HEIDENREICH, DAVID; BERNARDES DA SILVA, GABRIEL DALIO; CHIN, CHUNG MAN; KNAPP, STEFAN; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Dietary Compound Resveratrol Is a Pan-BET Bromodomain Inhibitor. NUTRIENTS, v. 9, n. 11 NOV 2017. Citações Web of Science: 6.
SANTOS FERNANDES, GUILHERME FELIPE; BERNARDES SILVA, GABRIEL DALIO; PAVAN, ALINE RENATA; CHIBA, DIEGO EIDY; CHIN, CHUNG MAN; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Epigenetic Regulatory Mechanisms Induced by Resveratrol. NUTRIENTS, v. 9, n. 11 NOV 2017. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.