Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de novas ligas de titânio para aplicação em endopróteses vasculares (stents)

Processo: 16/17502-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 23 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Claudemiro Bolfarini
Beneficiário:Athos Henrique Plaine
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/05987-8 - Processamento e caracterização de ligas metálicas amorfas, metaestáveis e nano-estruturadas, AP.TEM
Assunto(s):Prótese vascular   Ligas de titânio   Contenedores   Propriedades físicas   Bioatividade

Resumo

A utilização de endopróteses vasculares, também conhecidas como stents, possui uma grande quantidade de evidências positivas, provando ser uma revolução no tratamento das patologias vasculares periféricas. Contudo, os materiais utilizados atualmente na fabricação destes dispositivos médicos ainda enfrentam questionamentos quanto ao seu desempenho mecânico e biocompatibilidade a longo prazo, abrindo caminhos para inovação nesta área. Este projeto propõe o desenvolvimento teórico e experimental de ligas de titânio do tipo-² compostas de elementos não tóxicos, incluindo ligas TNTZ-O e ligas metaestáveis susceptíveis a transição martensítica, que potencialmente apresentam a melhor combinação de propriedades para a próxima geração de materiais para stents. A determinação teórica da composição das ligas será realizada através da teoria do orbital molecular DV-X±, a qual correlaciona a estabilidade das fases com parâmetros eletrônicos específicos da estrutura cristalina. Em seguida, as ligas serão desenvolvidas e processadas experimentalmente para a avaliação de suas propriedades mecânicas e biológicas. A avaliação biológica seguirá os procedimentos descritos em normas internacionais para a aceitação de novos produtos para a saúde, dentro de um processo de gerenciamento de risco. O comportamento mecânico será determinado por meio de ensaios de tração do tipo uniaxial monotônico e de carregamento e descarregamento, que serão utilizados principalmente para a avaliação das propriedades de superelasticidade e da resistência à compressão radial. Ao final, espera-se que o projeto contribua, através de resultados favoráveis, para melhorar o sucesso dos procedimentos cirúrgicos e estender o uso de stents a um número cada vez maior de pacientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PLAINE, ATHOS HENRIQUE; DA SILVA, MURILLO ROMERO; BOLFARINI, CLAUDEMIRO. Effect of Thermo-Mechanical Treatments on the Microstructure and Mechanical Properties of the Metastable beta-type Ti-35Nb-7Zr-5Ta Alloy. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 22, n. 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.