Busca avançada
Ano de início
Entree

Aerossol secundário: precursores e contribuição para o material particulado atmosférico

Processo: 16/17936-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 02 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Pérola de Castro Vasconcellos
Beneficiário:Danilo Custódio Jorge
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/21728-2 - Uso de modernas técnicas de autópsia na investigação de doenças humanas (MODAU), AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):17/07468-9 - Caracterização da componente carbonácea e íons secundários do material particulado, BE.EP.PD
Assunto(s):Química atmosférica   Aerossóis   Material particulado

Resumo

A formação de aerossóis via processos químicos heterogêneos e de grande importância na química da atmosfera, com efeitos sobre a qualidade do ar e clima, a escala local e global. Atualmente, há uma grande demanda no entendimento do ciclo do aerossol e seus impactos no clima, sobretudo os efeitos provocados pela alteração da composição da atmosfera e a influência antropogênica nesse fenômeno. Os aerossóis possuem fontes diversas e uma importante fração advém de processos secundários, no entanto muito pouco é conhecido sobre a magnitude desta contribuição e também sobre os compostos precursores. Atualmente sabe-se que a formação de aerossóis secundários decorre pela transformação de compostos naturais ou antropogênicos, os processos e escala são desconhecidos. O objetivo deste trabalho é quantitativamente descrever a importância e dimensão dos processos secundário e sua contribuição no material particulado fino, além das fontes precursoras, aplicando uma combinação de estudos de laboratório, análise química de partícula e observações meteorológicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUSTODIO, DANILO; ALVES, CELIA; JOMOLCA, YENDRY; VASCONCELLOS, PEROLA DE CASTRO. Carbonaceous components and major ions in PM10 from the Amazonian Basin. ATMOSPHERIC RESEARCH, v. 215, p. 75-84, JAN 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.