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Relação entre habilidades do processamento fonológico e ortografia de escolares com dificuldades e transtornos de aprendizagem

Processo: 16/04831-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Thaís Contiero Chiaramonte
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia   Linguagem escrita   Dislexia   Transtornos de aprendizagem   Aprendizagem

Resumo

Este projeto tem por objetivos caracterizar, comparar e relacionar as habilidades do processamento fonológico e ortografia de escolares com dificuldades e transtornos de aprendizagem. Participarão deste estudo 80 escolares na faixa etária de 8 a 11 anos e 11 meses do Ensino Fundamental I, de ambos os gêneros, que serão distribuídos em quatro grupos, sendo GI: composto por 20 escolares com dislexia do desenvolvimento; GII: composto por 20 escolares com transtornos de aprendizagem; GIII: composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; GIV: composto por 20 escolares com bom desempenho acadêmico pareado com a faixa etária e ano escolar com os escolares do GI, GII e GIII. Todos os escolares deste estudo serão submetidos as Provas de Habilidades Metalinguísticas e de leitura (PROHMELE), que é composto por provas de identificação silábica e fonêmica, de manipulação silábica e fonêmica, de leitura, e de repetição de não-palavras; as provas do Teste de Nomeação Automática Rápida (RAN), que é composto pelos subtestes de cores, de letras, de dígitos e de objetos; e também as provas do Protocolo de Avaliação da Ortografia (Pró-ortografia), que é subdividido em versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida por figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). Os resultados serão analisados estatisticamente a fim de compararmos os resultados intragrupos e intergrupos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHIARAMONTE, Thaís Contiero. Processamento fonológico e desempenho ortográfico na dislexia do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências.

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