Busca avançada
Ano de início
Entree

Manobras orbitais assistidas por gravidade para missões a asteroides

Processo: 16/18613-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antônio Fernando Bertachini de Almeida Prado
Beneficiário:Rodolfo Batista Negri
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/08171-3 - Dinâmica orbital de pequenos corpos, AP.TEM
Assunto(s):Trajetórias e órbitas   Exploração espacial   Astrodinâmica

Resumo

Acredita-se que a maioria dos asteroides conservem informações sobre a composiçãooriginal do Sistema Solar. Nesse sentido, é muito importante o estudo desses corpos.Asteroides também são fontes de minerais e elementos químicos raros. Apesar de todo esse interesse, poucas missões espaciais foram lançadas para asteroides até hoje. Sendo assim, surge o projeto ASTER, que consiste no envio de um veículo espaciala um asteróide. Trata-se de um projeto de grande porte, envolvendo diversas instituições brasileiras, tais como INPE, UNESP, UnB, ON, UFABC, UFRJ, USP, UFPr, UEFS, ITA, IMT, UNICAMP, UFF e MAST. Além do conhecimento científico, diversos produtos tecnológicos são esperados dessa missão, tais como a validação de diversos equipamentos, propulsores, etc, bem como a formação de recursos humanos. A missão se encontra em fase de estudos de viabilidade.Uma das fases mais importantes para essa fase da missão, a atual fase do projeto,é estudar a forma mais econômica de envio do veículo espacial até o asteroide desejado. Uma das formas mais consideradas é uma manobra de passagem próxima pela Lua. Sendo assim, o presente trabalho irá considerar esse tipo de manobra com o uso de dois modelos: assumindo o sistema como modelado pelo problema restrito de três corpos e como cônicas conjugadas (Patched Conics), dividindo o problema em três problemas de dois corpos (veículo-Terra, Veículo-Lua e veículo-Terra). Não existem estudos comparativos entre esses modelos para o caso tri-dimensional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEGRI, RODOLFO BATISTA; SUKHANOV, ALEXANDER; BERTACHINI DE ALMEIDA PRADO, ANTONIO FERNANDO. Lunar gravity assists using patched-conics approximation, three and four body problems. Advances in Space Research, v. 64, n. 1, p. 42-63, JUL 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.