- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 16/18613-7 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de março de 2017 |
Vigência (Término): | 28 de fevereiro de 2018 |
Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo |
Convênio/Acordo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Pesquisador responsável: | Antônio Fernando Bertachini de Almeida Prado |
Beneficiário: | Rodolfo Batista Negri |
Instituição-sede: | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 11/08171-3 - Dinâmica orbital de pequenos corpos, AP.TEM |
Assunto(s): | Trajetórias e órbitas Exploração espacial Astrodinâmica |
Resumo Acredita-se que a maioria dos asteroides conservem informações sobre a composiçãooriginal do Sistema Solar. Nesse sentido, é muito importante o estudo desses corpos.Asteroides também são fontes de minerais e elementos químicos raros. Apesar de todo esse interesse, poucas missões espaciais foram lançadas para asteroides até hoje. Sendo assim, surge o projeto ASTER, que consiste no envio de um veículo espaciala um asteróide. Trata-se de um projeto de grande porte, envolvendo diversas instituições brasileiras, tais como INPE, UNESP, UnB, ON, UFABC, UFRJ, USP, UFPr, UEFS, ITA, IMT, UNICAMP, UFF e MAST. Além do conhecimento científico, diversos produtos tecnológicos são esperados dessa missão, tais como a validação de diversos equipamentos, propulsores, etc, bem como a formação de recursos humanos. A missão se encontra em fase de estudos de viabilidade.Uma das fases mais importantes para essa fase da missão, a atual fase do projeto,é estudar a forma mais econômica de envio do veículo espacial até o asteroide desejado. Uma das formas mais consideradas é uma manobra de passagem próxima pela Lua. Sendo assim, o presente trabalho irá considerar esse tipo de manobra com o uso de dois modelos: assumindo o sistema como modelado pelo problema restrito de três corpos e como cônicas conjugadas (Patched Conics), dividindo o problema em três problemas de dois corpos (veículo-Terra, Veículo-Lua e veículo-Terra). Não existem estudos comparativos entre esses modelos para o caso tri-dimensional. (AU) | |