Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da atividade serotoninérgica colônica sobre o dano de DNA indutor da carcinogênese de cólon

Processo: 17/01260-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Vinicius Kannen Cardoso
Beneficiário:Juliana Yumi Sakita
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/06428-5 - Como a sinalização serotoninérgica epitelial difere dos efeitos de sua síntese neural durante a inflamação associada ou não ao câncer de cólon, AP.JP
Assunto(s):Serotonina   Dano ao DNA   Transformação celular neoplásica   Cólon   Neoplasias do cólon

Resumo

A serotonina (5-HT) é neurohormônio com complexos efeitos em mamíferos, e tem sua síntese iniciada a partir do triptofano pela enzima triptofano hidroxilase I (Tph1). Acredita-se que a 5-HT promova o desenvolvimento de tumores de cólon, apesar de pesquisas recentes demonstrarem que este neuro-hormônio inibe a formação de lesões preneoplásicas no cólon. Resultados ainda não publicados de meu projeto de Jovem Pesquisador (FAPESP 2014/06428-5) demonstram que a 5-HT temo potencial de modular a ocorrência de dano de DNA no cólon. O projeto atual objetiva investigar os efeitos modulares da 5-HT sobre eventos de dano de DNA no cólon intestinal. Esta hipótese será explorada em experimentos mecanísticos em camundongos com deleção ou não para Tph1 (WT; KO), e expostos a um agente carcinogênico em conjunto com tratamentos farmacológicos para modulação da atividade serotoninérgica no cólon intestinal. Métodos de biologia molecular serão empregados para determinar a ocorrência de dano gênico, bem como ativação ou silenciamento de mecanismos de reparo da lesão. Estes eventos moleculares serão então conectadas à incidência de tumores de cólon em camundongos Tph1 WT e KO através de estudos histopatológicos. Este projeto tem o potencial de revelar uma nova atividade da 5-HT durante a carcinogênese de cólon. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAKITA, JULIANA Y.; BADER, MICHAEL; SANTOS, EMERSON S.; GARCIA, SERGIO B.; MINTO, STEFANIA B.; ALENINA, NATALIA; BRUNALDI, MARIANGELA O.; CARVALHO, MILENE C.; VIDOTTO, THIAGO; GASPAROTTO, BIANCA; MARTINS, RONALDO B.; SILVA, JR., WILSON A.; BRANDAO, MARCUS L.; LEITE, CAIO A.; CUNHA, FERNANDO Q.; KARSENTY, GERARD; SQUIRE, JEREMY A.; UYEMURA, SERGIO A.; KANNEN, VINICIUS. Serotonin synthesis protects the mouse colonic crypt from DNA damage and colorectal tumorigenesis. JOURNAL OF PATHOLOGY, v. 249, n. 1, p. 102-113, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.