Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resistência óssea por análise de elemento finito e escore de osso trabecular (TBS) em indivíduos saudáveis com mais de 60 anos de idade

Processo: 17/00693-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Rosa Maria Rodrigues Pereira
Beneficiário:Jackeline Couto Alvarenga Amaral
Supervisor: Steven Boyd
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Calgary, Canadá  
Vinculado à bolsa:15/14698-5 - Curvas de referência dos parâmetros ósseos obtidos por tomografia computadorizada quantitativa periférica de alta resolução (HR-pQCT) em homens saudáveis, BP.DR
Assunto(s):Reumatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:elemento finito | HR-pQCT | Resistência óssea | Tbs | Reumatologia

Resumo

Osteoporose e sua principal conseqüência, a fratura é um problema mundial de saúde pública. A dupla absorção de raios-X (DXA) é atualmente o método mais aceito para o diagnóstico clínico e avaliação do risco de fratura. No entanto, esta tecnologia tem limitações, assim, há uma necessidade de estudar outros métodos para avaliar a qualidade óssea.Os parâmetros ósseos obtidos por tomografia computadorizada quantitativa periférica de alta resolução (HR-pQCT) e a análise de elementos finitos (FE), que predizem computacionalmente a resistência óssea, são cada vez mais usados para avaliar a qualidade óssea, o risco de fratura e as intervenções anti-fratura. O escore ósseo trabecular (TBS), derivado de imagens DXA da coluna lombar, é um índice estrutural de microarquitetura óssea em nível de cinza que prediz o risco de fratura independente da DMO. O objetivo deste estudo é avaliar a resistência óssea pelo elemento finito FAIM (Laboratório de Imagem Óssea - Numerics88 Solutions Ltd.) obtido a partir do rádio distal e tíbia com HR-pQCT e correlacionar com TBS derivado da coluna lombar em indivíduos saudáveis, para obter previsão de fraturas.Um total de 300 participantes brasileiros com 60 anos ou mais serão incluídos. Para avaliar a resistência óssea, utilizaremos o elemento finito FAIM (produto derivado do Bone Imaging Laboratory - Numerics88 Solutions Ltd.) que será medido a partir das análises previamente obtida com um sistema HR-pQCT (XtremeCT, Scanco Medical AG, Brüttisellen , Suíça). O software para cálculo do TBS é o TBS iNsight® Versão 2.1 (Med-Imaps, Bordeaux, França) analisado por meio de imagens DXA da coluna lombar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVARENGA, J. C.; CAPARBO, V. F.; DOMICIANO, D. S.; PEREIRA, R. M. R.. Age-related reference data of bone microarchitecture, volumetric bone density, and bone strength parameters in a population of healthy Brazilian men: an HR-pQCT study. OSTEOPOROSIS INTERNATIONAL, v. 33, n. 6, p. 13-pg., . (15/14698-5, 17/00693-7)