Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do colostro bovino na expressão de NFkB

Processo: 17/02915-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 31 de março de 2017
Vigência (Término): 30 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Débora Botéquio Moretti
Beneficiário:Mariana Caroline Furian Pontin
Supervisor no Exterior: Ouliana Ziouzenkova
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Ohio State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/16151-3 - Proteção antioxidante do colostro bovino em células intestinais de juvenis pacu (Piaractus mesopotamicus) submetidos a estresse, BP.MS
Assunto(s):Histofisiologia animal   Inflamação   Cultura de células   Antioxidantes   NF-kappa B

Resumo

O colostro tem importantes moléculas biológicas, como imunoglobulinas, que ajudam o recém-nascido a superar desafios nas primeiras semanas de vida. Os fatores de crescimento são conhecidos por aumentarem a proliferação e a diferenciação celular no intestino e os fatores antimicrobianos são responsáveis pela inibição da atividade e crescimento bacterianos. Os componentes antioxidantes do colostro impedem danos celulares oxidativos causados por radicais livres que podem prejudicar o desenvolvimento do bezerro. As imunoglobulinas, a lactoferrina, a lactoperoxidase, a lisozima e os antioxidantes conferem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias do colostro, uma vez que o estresse oxidativo e as infecções microbianas desempenham um papel importante nas doenças induzidas por inflamação. A composição do colostro varia entre os animais e depende da nutrição e de outros fatores ambientais. Aqui propomos desenvolver um ensaio para a avaliação das propriedades do colostro como antioxidante, anti-inflamatório e fonte de energia. Desenvolveremos este ensaio utilizando linhagem celulares de biossensores que foram previamente desenvolvidos no laboratório que nos receberá da Dr. Ziouzenkova. Estas células estão estavelmente transfectadas com construções genéticas que "relatam" propriedades anti-inflamatórias, anti-obesidade de diferentes classes de compostos de alimentares. Diferentes concentrações de colostro serão testadas e comparadas com agonistas conhecidos e antagonistas de tais atividades. Estes ensaios in vitro fornecerão avaliações das propriedades biomédicas do colostro. Também utilizaremos nanoscaffolds para melhorar a absorção do colostro. A execução bem-sucedida deste projeto gerará novos meios de avaliar a qualidade biomédica de alimentos naturais em ambientes diversos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEE, AEJIN; PONTIN, MARIANA C. F.; KOSMERL, ERICA; JIMENEZ-FLORES, RAFAEL; MORETTI, DEBORA B.; ZIOUZENKOVA, OULIANA. Assessment of adipogenic, antioxidant, and anti-inflammatory properties of whole and whey bovine colostrum. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 102, n. 10, p. 8614-8621, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.