Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores associados com a satisfação no parto em mães adolescentes

Processo: 16/16283-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Roseli Mieko Yamamoto Nomura
Beneficiário:Victor Cabelho Passarelli
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Obstetrícia   Adolescentes   Parto   Trabalho de parto   Satisfação do paciente

Resumo

A satisfação das mulheres com o parto depende principalmente das expectativas maternas serem atingidas e da percepção de controle da paciente sobre a parturição. Aprimorar a prestação de cuidados à saúde materna é de fundamental importância ao considerarmos que a qualidade da experiência vivida afeta significantemente o ajuste ao período pós-parto e a relação entre a mãe e o bebê. A maioria dos estudos aborda a satisfação de mulheres adultas, mas poucos se atentam para a satisfação de adolescentes no momento do parto. Objetivos: Traçar o perfil das gestações de baixo risco em adolescentes e verificar seu grau de satisfação no parto. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, com coleta prospectiva dos dados em que serão convidadas a participarem puérperas para avaliação de sua satisfação com o parto. Serão utilizados os seguintes critérios de inclusão parto de feto vivo; idade materna maior que 14 anos e menor que 19 anos; compreensão do método de pesquisa e concordância em participar do estudo. Será aplicado um questionário semiestruturado para coleta de dados demográficos, características do parto e dados perinatais. Será solicitado à paciente que responda ao questionário escala Mackey Childbirth Satisfaction Rating Scale (MCSRS) modificada. O questionário é composto de 23 itens, pontuados de 1 a 5 pela adolescente, de modo a medir sua satisfação no momento do parto. Os instrumentos serão aplicados em 50 puérperas de uma maternidade de baixo risco na cidade de São Paulo (SP) e comparados com 50 puérperas adultas com idade entre 19 e 35 anos. Os dados coletados serão analisados de forma descritiva, comparativa e quantitativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASSARELLI, VICTOR C.; LOPES, FERNANDA; MERIGHE, LECY S.; ARAUJO, REGINA S.; NOMURA, ROSELI M. Y. Satisfaction of adolescent mothers with childbirth care at a public maternity hospital. JOURNAL OF OBSTETRICS AND GYNAECOLOGY RESEARCH, v. 45, n. 2, p. 443-449, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.