Bolsa 16/16528-2 - Virologia, Transcrição genética - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da atividade transcricional de HPV-18 durante a diferenciação celular

Processo: 16/16528-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 03 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Laura Cristina Sichero Vettorazzo
Beneficiário:Aline Lopes Ribeiro
Instituição Sede: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP). Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/25486-0 - O impacto de EVER1/2 sobre a atividade transcricional de beta-HPV, BE.EP.DR
Assunto(s):Virologia   Transcrição genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo de vida viral | diferenciação | Hpv-18 | Papilomavírus | transcricao | Virologia

Resumo

Mundialmente, o HPV-16 é o tipo mais prevalente tanto em neoplasias pré-invasivas quanto em carcinomas invasivos do colo do útero, seguido pelo HPV-18, entretanto o HPV-18 predomina em adenocarcinomas (56%) e tumores adenoescamosos (39%). Diversas evidências indicam que a sincronização do ciclo de vida do vírus ao programa de diferenciação do epitélio, além do epitéliotropismo, se deva em parte à composição de sítios de ligação de fatores de transcrição (FTs) à LCR e a expressão diferencial destes fatores, ou co-fatores necessários para a transcrição, não apenas nas células epiteliais, mas também através das diferentes camadas do epitélio estratificado. Até o momento, muito pouco progresso foi feito no que concerne à expressão gênica de HPV-18 no contexto das diferentes fases do ciclo de vida viral. Pelo exposto, este projeto visa caracterizar de maneira abrangente a atividade transcricional do promotor precoce principal de HPV-18 (P105) em condições representando os diferentes estágios do ciclo de vida viral. Mais especificamente, objetiva-se: (1) avaliar a atividade transcricional de P105 de HPV-18 em queratinócitos não-diferenciados e diferenciados; (2) analisar os níveis de 345 FTs expressos em queratinócitos não-diferenciados e diferenciados; (3) determinar quais dentre estes FTs celulares se ligam à LCR de HPV-18; (4) determinar o impacto destes fatores individualmente e sinergisticamente sobre a atividade transcricional de P105 de HPV-18. Este conhecimento é fundamental para melhor compreender a biologia, patogenia, diagnóstico e manejo clínico das doenças associadas a este tipo viral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, ALLINI MAFRA; RIBEIRO, ALINE L.; RIBEIRO, ADEYLSON G.; GINI, ANDREA; CABASAG, CITADEL; REIS, RUI M.; FREGNANI, JOSE HUMBERTO T. G.; SOERJOMATARAM, ISABELLE. Impact of COVID-19 Pandemic on Cancer-Related Hospitalizations in Brazil. CANCER CONTROL, v. 28, . (18/22100-0, 16/16528-2, 18/22097-0, 19/21722-0, 17/03787-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Aline Lopes. Análise da atividade transcricional de HPV-18 durante a diferenciação celular. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.