Busca avançada
Ano de início
Entree

MicroRNAs do gene TNFa no lúpus eritematoso sistêmico: potenciais biomarcadores

Processo: 16/23269-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Simone Appenzeller
Beneficiário:Mariana Postal Zink de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lúpus eritematoso sistêmico   Biomarcadores   Reumatologia   MicroRNAs

Resumo

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, sistêmica, caracterizada por períodos de atividade e remissão. A diversidade de suas características clínicas pode ser explicada pela complexidade dos fatores envolvidos em sua patogênese, bem como fatores genéticos, hormonais e ambientais. O LES é uma doença heterogênea quanto à apresentação, gravidade da doença e resposta ao tratamento. Perfis alterados de citocinas podem ser responsáveis por essas variações observadas na prática clínica. Mais recentemente, têm sido estudados os sítios de microRNA (miRNA); pequenas moléculas de RNA (não-codificantes) cuja principal função é atuar como silenciadores pós-transcrição (reguladores). Presume-se que os miRNAs humanos regulem numerosos mRNA alvos. Propomos investigar a presença de polimorfismos em todas as regiões de miRNAs do gene TNFA, descrever o perfil clínico-laboratorial destes pacientes com LES associados aos polimorfismos, a fim de avaliar se os miRNAs podem ser considerados biomarcadores para o LES. Será realizada a coleta de amostras de sangue periférico de 300 pacientes com LES e 600 controles saudáveis. Os pacientes serão avaliados quanto as manifestações clínicas e laboratoriais, a atividade da doença [SLE Disease Activity Index (SLEDAI)], dano cumulativo [Systemic Lupus International Collaborating Clinics/American College of Rheumatology Damage Index (SDI)] e tratamento. Nosso indicador de desempenho será a identificação de polimorfismos das regiões de miRNAs do gene do TNFA e possíveis associações entre os polimorfismos e as características clínicas/ laboratoriais em pacientes com LES. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POSTAL, MARIANA; VIVALDO, JESSICA F.; FERNANDEZ-RUIZ, RUTH; PAREDES, JACQUELINE L.; APPENZELLER, SIMONE; NIEWOLD, TIMOTHY B. Type I interferon in the pathogenesis of systemic lupus erythematosus. CURRENT OPINION IN IMMUNOLOGY, v. 67, p. 87-94, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.