Busca avançada
Ano de início
Entree

Equilíbrio líquido-líquido na produção de 5-hidroximetilfurfural

Processo: 16/21637-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luis Alberto Follegatti Romero
Beneficiário:Kyriale Vasconcelos Morant Cavalcanti
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biocombustíveis   Equilíbrio líquido-líquido   Álcoois

Resumo

A produção de biocombustíveis líquidos e produtos químicos de alto valor agregado a partir da biomassa é um dos desafios mais importantes que enfrentamos hoje devido às preocupações ambientais e os riscos de escassez energética. Recentemente, vários grupos de pesquisa têm descrito algumas abordagens para converter açúcares de seis carbonos, tais como glicose e frutose, procedentes da biomassa em um composto furânico chamado 5-hidroximetilfurfural ou HMF. O HMF é considerado como o composto intermediário chave para a sínteses de biocombustíveis líquidos (2,5-dimetilfurano e 2-metilfurano), polímeros, produtos farmacêuticos, entre outros, constituindo um bloco de construção (building block) no desenvolvimento de tecnologias para o estabelecimento de biorrefinarias. No entanto, existem vários desafios técnicos e econômicos que têm atrasado a produção destes compostos em escala industrial. Algumas dessas dificuldades estão associadas ao desconhecimento das composições das fases em equilíbrio durante o processo reacional, problemas na separação do HMF a partir da fase aquosa (em função da presença de coprodutos gerados na fase orgânica extrativa) e às dificuldades adicionais relacionadas ao reaproveitamento do solvente utilizado. Neste contexto, este projeto propõe: i) o estudo do equilíbrio líquido-líquido (ELL) de misturas ternárias envolvidas na etapa reacional e de separação no processo produtivo do HMF; ii) a modelagem termodinâmica destes dados obtidos empregando o modelo Non-Random Two Liquid (NRTL). Palavras-chave: equilíbrio líquido-líquido, HMF, álcoois, NRTL (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALCANTI, KYRIALE V. M.; FOLLEGATTI-ROMERO, LUZ M.; DALMOLIN, IREDE; FOLLEGATTI-ROMERO, LUIS A. Liquid-liquid equilibrium for (water+5-hydroxymethylfurfural+1-pentanol/1-hexanol/1-heptanol) systems at 298.15 K. JOURNAL OF CHEMICAL THERMODYNAMICS, v. 138, p. 59-66, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.